dc.contributor.advisor1 | FIGUEIREDO, Nilzilene Gomes de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T19:41:52Z | |
dc.date.available | 2023-03-28T19:41:52Z | |
dc.date.issued | 2022-04-19 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Débora Santos. Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica. Orientadora: Nilzilene Gomes de Figueiredo. 2022. 197f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/827 | |
dc.description.abstract | This work aims to identify and analyze elements of scientific literacy that emerge from
the application of a thematic didactic proposal to work on a theme of atmospheric
electrical discharges with a regional Amazonian focus. We seek theoretical support in
scientific literacy references and thematic approaches. The proposal for Teaching
Physics Through Regional Themes (EFATR) that supports this work is developed in
three stages: Presentation, Deepening and Production-Evaluation. The educational
product developed consists of a booklet intended for students and was designed for
the application of the thematic proposal in these three stages. The booklet contains
an activity guide, a questionnaire for surveying previous knowledge, a motivating text
for the presentation of the theme, two questionnaires for deepening, texts collected
from other authors that help in the deepening phase and a text of guidelines for the
third stage. The application was made in a class of 22 students from the 3rd year of
high school at a public school in the urban area of the municipality of Alenquer-
PA. In order to answer the question "what elements emerge from the application of a
regionalized thematic proposal that can signal contributions to the scientific literacy
process of high school students?", we developed a qualitative research using the
content analysis methodology proposed by Roque Moraes, at the light of the three
structuring axes of Sasseron and Carvalho's Scientific Literacy. In the qualitative
analysis of the production of 16 letters and 7 videos produced in the final stage,
associated with the analysis of other productions during the first two stages of the
proposal, we present the discussions of the elements that gave us indications that
the work with regional themes has the potential to promote the CA, especially due to
the diversity of resources used that allowed the development of various skills
presented by the theoretical references used. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Abordagem temática | pt_BR |
dc.subject | Descargas elétricas atmosféricas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Temas regionais | pt_BR |
dc.title | Beleza natural, mitos, riscos e proteção: o tema raios, relâmpagos e trovões como proposta para a alfabetização científica | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4588270641769616 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4131917525572103 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar elementos de alfabetização
científica que emergem da aplicação de uma proposta didática temática para
trabalhar um tema de descargas elétricas atmosféricas com enfoque regional
amazônico. Buscamos amparo teórico em referenciais da Alfabetização científica e
Abordagens temáticas. A proposta de Ensino de Física Através de Temas Regionais
(EFATR) que ampara este trabalho é desenvolvida em três etapas: Apresentação,
Aprofundamento e Produção-Avaliação. O produto educacional elaborado consiste
em um livreto destinado aos estudantes e foi pensado para a aplicação da proposta
temática nestas três etapas. O livreto contém um guia de atividades, um questionário
para levantamento de conhecimentos prévios, um texto motivador para
apresentação do tema, dois questionários para aprofundamento, textos coletados de
outros autores que ajudam na fase de aprofundamento e um texto de orientações
para a terceira etapa. A aplicação foi feita em uma turma de 22 estudantes de 3º ano
do ensino médio de uma escola pública da zona urbana do município de Alenquer-
PA. Visando responder a questão “que elementos emergem da aplicação de uma
proposta temática regionalizada que podem sinalizar contribuições para o processo
de alfabetização científica de estudantes do ensino médio?”, desenvolvemos uma
pesquisa qualitativa usando a metodologia de análise de conteúdo proposta por
Roque Moraes, à luz dos três eixos estruturantes da Alfabetização científica de
Sasseron e Carvalho. Na análise qualitativa da produção de 16 cartas e 7 vídeos
produzidos na etapa final, associados com análise de outras produções durante as
duas primeiras etapas da proposta, apresentamos as discussões dos elementos que
nos deram indícios de que o trabalho com temas regionais tem potencial para
promover a AC, especialmente pela diversidade de recursos utilizados que
permitiram o desenvolvimento de várias habilidades apresentadas pelos referenciais
teóricos utilizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: FÍSICA | pt_BR |
dc.creator | MIRANDA, Débora Santos | |
dc.publisher.department | PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | pt_BR |