Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
Título: Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Patricia Chaves de
Palavras-chave: Agronomia;Amazônia;Ensino superios
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Patricia Chaves de (org.). Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão. Santarém: UFOPA, 2023. ISBN: 9786588512746. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002. acesso em:
Resumo: A Bacia Hidrográfica do rio Tapajós é um rico território explorado pela agricultura de base familiar, que tem nos seus métodos tradicionais de cultivo, quase sempre orgânicos e ecológicos, uma prática sustentável ao longo do tempo. Neste contexto, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus de Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará tem um papel fundamental na formação de futuros agrônomos capazes de promover extensão rural de qualidade para agricultores e agricultoras de base familiar, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico, tecnológico e agroecológico dos agroecossistemas. Esta obra de natureza integrada ensino-extensão, surge como produto da disciplina intitulada Projeto de TCC , por mim lecionada e no bojo da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Agronomia-Campus Santarém/UFOPA, a qual tem por objetivo geral discutir para além da estrutura e função de um Trabalho de Conclusão de Curso, os principais temas trazidos pelos discentes e conectados à realidade agrícola local e regional. Dessa forma, a vivência e o interesse dos alunos por certos Tópicos Agronômicos foi o estímulo necessário para a criação e escrita científica de um capítulo por aluno na turma do ano de 2023. A composição deste livro digital, está fundamentada em quatro (4) capítulos de revisão de literatura acerca de tópicos destacados e trazidos pelos discentes, os quais basicamente foram: o uso de microorganismos como alternativas agroecológicas para a floricultura; o uso de microorganismos para controle de doenças na fruticultura; a agricultura urbana e por último a agroecologia. Sendo assim, a prática da escrita científica nos moldes de uma pesquisa de Revisão de Literatura, ocorreu sobre os tópicos de interesse dos alunos, ratificando portanto, Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, 1996) de que “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Por último, esta produção bibliográfica que surge dentro da sala de aula, fortalece e valoriza o trabalho discente enquanto pesquisador/extensionista, pois enquanto estuda, faz ciência e extensão também. A práxis de uma educação integrada (ensino-extensão-pesquisa) cada vez mais é apaixonante e se revela como instrumento de desenvolvimento local para além dos muros da universidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
ISBN: 9786588512746
Aparece nas coleções:IBEF - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_TopicosAgronomiaProducao.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons