Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
Título : Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Patricia Chaves de
Palabras clave : Agronomia;Amazônia;Ensino superios
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : OLIVEIRA, Patricia Chaves de (org.). Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão. Santarém: UFOPA, 2023. ISBN: 9786588512746. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002. acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A Bacia Hidrográfica do rio Tapajós é um rico território explorado pela agricultura de base familiar, que tem nos seus métodos tradicionais de cultivo, quase sempre orgânicos e ecológicos, uma prática sustentável ao longo do tempo. Neste contexto, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus de Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará tem um papel fundamental na formação de futuros agrônomos capazes de promover extensão rural de qualidade para agricultores e agricultoras de base familiar, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico, tecnológico e agroecológico dos agroecossistemas. Esta obra de natureza integrada ensino-extensão, surge como produto da disciplina intitulada Projeto de TCC , por mim lecionada e no bojo da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Agronomia-Campus Santarém/UFOPA, a qual tem por objetivo geral discutir para além da estrutura e função de um Trabalho de Conclusão de Curso, os principais temas trazidos pelos discentes e conectados à realidade agrícola local e regional. Dessa forma, a vivência e o interesse dos alunos por certos Tópicos Agronômicos foi o estímulo necessário para a criação e escrita científica de um capítulo por aluno na turma do ano de 2023. A composição deste livro digital, está fundamentada em quatro (4) capítulos de revisão de literatura acerca de tópicos destacados e trazidos pelos discentes, os quais basicamente foram: o uso de microorganismos como alternativas agroecológicas para a floricultura; o uso de microorganismos para controle de doenças na fruticultura; a agricultura urbana e por último a agroecologia. Sendo assim, a prática da escrita científica nos moldes de uma pesquisa de Revisão de Literatura, ocorreu sobre os tópicos de interesse dos alunos, ratificando portanto, Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, 1996) de que “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Por último, esta produção bibliográfica que surge dentro da sala de aula, fortalece e valoriza o trabalho discente enquanto pesquisador/extensionista, pois enquanto estuda, faz ciência e extensão também. A práxis de uma educação integrada (ensino-extensão-pesquisa) cada vez mais é apaixonante e se revela como instrumento de desenvolvimento local para além dos muros da universidade.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
ISBN : 9786588512746
Aparece en las colecciones: IBEF - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Livro_TopicosAgronomiaProducao.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons