Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
Título: | Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 2. |
metadata.dc.creator: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo FRANÇA, Rosangela de Fátima Cavalcante |
Palavras-chave: | Educação superior;Educação básica;Pan-Amazônia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas |
Citação: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante (org.). Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, v.2. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-88151-13-6. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019 Acesso em: |
Resumo: | Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é preciso compreender as mudanças na área educacional. As demandas de nossa sociedade por uma docência socialmente referenciada, politicamente engajada e cientificamente preparada são cada vez mais evidentes diante de novas tentativas de calar a voz do professor, de não atender aos interesses dos estudantes, e de não dar seguimento as conquistas sociais e educacionais que estavam sendo pautadas no Brasil no governo popular. Vivemos momentos de tensão e descredito diante da profissão docente e da imagem do professor, o que nos remete a uma falta de perspectiva na formação e carreira. Não há como negar o desmonte da educação na realidade brasileira de nossos tempos, agredida pela falta de verbas para as universidades e para o desenvolvimento da educação básica, o crescimento sem critérios das licenciaturas a distância, a substituição do professor por instrutores sem a devida qualificação, bem como a formação à mercê de um mercado competitivo, que muito pouco vem estimulando e valorizando a qualificação em nível stricto sensu, o que incide diretamente sobre a qualidade de ensino, a formação de profissionais e a formação e permanência de quadros docente nas instituições públicas de ensino. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019 |
ISBN: | 978-65-80423-20-0 |
Aparece nas coleções: | ICED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_CartografiadaProducaodeConhecimentos.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons