Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
Título : Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 2.
metadata.dc.creator: BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo
FRANÇA, Rosangela de Fátima Cavalcante
Palabras clave : Educação superior;Educação básica;Pan-Amazônia
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citación : BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante (org.). Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, v.2. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-88151-13-6. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é preciso compreender as mudanças na área educacional. As demandas de nossa sociedade por uma docência socialmente referenciada, politicamente engajada e cientificamente preparada são cada vez mais evidentes diante de novas tentativas de calar a voz do professor, de não atender aos interesses dos estudantes, e de não dar seguimento as conquistas sociais e educacionais que estavam sendo pautadas no Brasil no governo popular. Vivemos momentos de tensão e descredito diante da profissão docente e da imagem do professor, o que nos remete a uma falta de perspectiva na formação e carreira. Não há como negar o desmonte da educação na realidade brasileira de nossos tempos, agredida pela falta de verbas para as universidades e para o desenvolvimento da educação básica, o crescimento sem critérios das licenciaturas a distância, a substituição do professor por instrutores sem a devida qualificação, bem como a formação à mercê de um mercado competitivo, que muito pouco vem estimulando e valorizando a qualificação em nível stricto sensu, o que incide diretamente sobre a qualidade de ensino, a formação de profissionais e a formação e permanência de quadros docente nas instituições públicas de ensino.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019
ISBN : 978-65-80423-20-0
Aparece en las colecciones: ICED - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Livro_CartografiadaProducaodeConhecimentos.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons