Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Título: Pesquisas em educação na Amazônia: contextos formativos
metadata.dc.creator: COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa
BRITTO, Luiz Percival Leme
Palavras-chave: Educação na Amazônia;Ensino remoto;Emergencial;Formação de docente;Identidade;Étnico-racia
Data do documento: 2021
Editor: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
Citação: COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa; BRITTO, Luiz Percival Leme (org.). Pesquisas em educação na Amazônia: contextos formativos. Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-993583-8-8. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027 Acesso em:
Resumo: É com imensa alegria que recebo o convite da professora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e do professor Luiz Percival Leme Britto para prefaciar esta obra que reúne produção de docentes, alunos e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Trata-se de uma obra rica e diversificada, reunindo, em torno de 13 capítulos, 26 autores, que se ocupam de um conjunto de questões abrangentes, candentes e multifacetadas, como é próprio dos programas de pós-graduação e de suas pesquisas, seja em função da necessidade de estudo e investigação, seja em decorrência das condições e interesses dos pesquisadores. O leque temático abarca desde lições do e-learning para o ensino remoto emergencial à relação de um grupo de pesquisa com a pós-graduação, passando pelo movimento escola “sem” partido, a educação em tempo integral, as escolas confessionais, as relações étnico-raciais, o trabalho docente, a identidade étnico-racial, os processos de avaliação institucional, a gestão do ensino em saúde, a formação e profissionalização docente, a relação entre escolaridade e ocupação profissional, o uso de tecnologias na educação superior e a relação entre música profana e moral social. Por meio desta obra, os autores estendem o resultado de suas pesquisas e reflexões para além dos muros da universidade, atingindo os mais diferentes públicos e espaços socioeducativos e, desse modo, articulam o tripé em que se ancora a universidade – ensino, pesquisa e extensão. Assim, o livro não só destaca uma das funções primordiais da universidade, que é a socialização do conhecimento científico produzido coletivamente, como estimula a realização de novas investigações, ampliando, consequentemente, o conhecimento já produzido e possibilitando o enfrentamento dos problemas com os quais continuamente nos deparamos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
ISBN: 978-65-993583-8-8
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_PesquisasEducacaoAmazonia.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons