Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
Título: Língua, literatura e ensino
metadata.dc.creator: FERREIRA, Ediene Pena
PAIVA, Roberto do Nascimento
Palavras-chave: EstudosLiteratura e ensino;linguagem;Literatura;ensino;Significado;leitura
Data do documento: 2020
Editor: UFOPA
Citação: FERREIRA, Ediene Pena; PAIVA, Roberto do Nascimento (org.). Língua, literatura e ensino. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. ISBN: 978-65-87645-30-8. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1042 Acesso em:
Resumo: Será por meio da leitura deste E-book, promovido e organizado pela coordenação do ProfLetras-Ufopa que o leitor está convidado a decifrar o significado de leitura a partir dos temas aborda-dos aqui; também irá percorrer pelo significado de ensino de Língua Portuguesa por meio de suas didáticas que vão alicerçar o trabalho do professor em sala de aula e fora dela. Sabemos que toda Língua tem sua própria dinâmica e logicidade, mas será a língua portuguesa que permeará todo o trajeto que o professor e o aluno deverão percorrer para aprender a ler e a escrever e este trajeto demarcará vários limites e potencialidades para ambos construírem seus acervos de conhecimentos para utilizar em suas vidas cotidianas. Observaremos na leitura atenta deste e-book que nessas vidas cotidianas de professor e aluno, seja qual for o nível escolar, entenderemos que o desejo inclui um elemento de prazer, assim como elemento da vontade, que desejar ler não é querer; é uma variação especulativa do querer misturada a uma sensação especulativa e antecipatória do prazer na vida mental do educando. Todo fenômeno de nossa vida mental é, de certo modo, como a cognição e, por isso, toda emoção e todo exercício de vontade; considerando que essa cognição deverá ser distinta em cada ser dentro do contexto de aprendizagem, mas apresentará algo em comum no ato de ler e de escrever na dinâmica da língua a partir de seus significados.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1042
ISBN: 978-65-87645-30-8
Aparece nas coleções:ICED - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro_LinguaLiteraturaEnsino.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons