Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1164
Título: Leitura e escrita na educação infantil: análise dos vídeos divulgados na plataforma do Youtube
metadata.dc.creator: JESUS, Luclecia Patrocinio de
Palavras-chave: Educação Infantil;Escrita;Youtube;Teoria histórico-cultural
Data do documento: 25-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: JESUS, Luclecia Patrocinio de. Leitura e escrita na educação infantil: análise dos vídeos divulgados na plataforma do Youtube. Orientadora: Sinara Almeida da Costa. 2023. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1164
Abstract: This research aimed to analyze the statements found in videos published on the YouTube platform that present the theme of reading and writing in early childhood education. Specifically, it is intended to identify in the speeches of the interlocutors to whom the verbal contents are intended; point out the most and least viewed videos, pointing out their contents and possible social repercussions, either at school or in the community in general and reflect on the possible understandings in relation to writing based on the statements. The theoretical assumptions of the study are based on the ideas of Vygotsky (1931, 1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018) and authors who approach the theme from the Historical-Cultural Theory-THC, such as Mukhina (1995) and Mello (1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021), that bring discussions about the complex process of acquisition of writing by the child. From a methodological point of view, this is an exploratory research based on the analysis of the statements found in the videos published on the YouTube platform. The videos considered suitable for this study followed the following criteria: being Brazilian, explanatory and addressing reading and writing in early childhood education directly or indirectly. Through the analyses, it was verified that the videos do not have any restrictions, that is, anyone can watch and replicate, their contents are intended for teachers, parents and children, focusing on reading and writing in early childhood education . As for the videos with a growing number of views, they are not presented by teachers or any other education professional, unfortunately the interlocutors are health professionals, such as: physiotherapist, neuropsychopedagogue and psychopedagogue. On the other hand, the videos that deal with the theory of reading and writing have few views. In view of this, it is necessary to understand reading and writing, beyond its mechanical aspects, as a complex cultural element, being a fundamental instrument for human development.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar os enunciados encontrados em vídeos publicados na plataforma do Youtube que apresentem o tema leitura e escrita na educação infantil. Especificamente, pretende-se identificar nas falas dos interlocutores a quem se destinam os conteúdos verbais; apontar os vídeos mais e menos visualizados apontando seus conteúdos e possíveis repercussões sociais, seja na escola ou na comunidade em geral e refletir sobre os possíveis entendimentos em relação à escrita a partir dos enunciados. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados nas ideias de Vigotski (1931, 1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018) e de autores que abordam o tema a partir da Teoria Histórico-cultural- THC, tais como Mukhina (1995) e Mello (1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021), que trazem discussões sobre o complexo processo de aquisição da escrita pela criança. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória a partir da análise das falas encontradas nos vídeos publicados na plataforma do Youtube. Os vídeos considerados aptos para esse estudo, transcorreram seguindo os seguintes critérios: serem brasileiros, explicativos e que abordassem a leitura e escrita na educação infantil de forma direta ou indireta. Por meio das análises, verificou-se que os vídeos não possuem nenhuma restrição, ou seja, qualquer pessoa pode assistir e replicar, seus conteúdos são destinados aos professores, aos pais e às crianças, tendo como foco a leitura e a escrita na educação infantil. Já os vídeos com crescente número de visualização não são apresentados por professores ou por qualquer outro profissional da educação, infelizmente os interlocutores são profissionais da saúde, como: fisioterapeuta, neuropsicopedagoga e psicopedagoga. Por outro lado, os vídeos que tratam a teoria da leitura e da escrita, computam poucas visualizações. À vista disso, fazse necessária uma compreensão da leitura e escrita, para além dos seus aspectos mecânicos, como elemento cultural complexo, sendo um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1164
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_LeituraEEscritaNaEducação.pdf844,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.