Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1165
Título: “Eu estar viva e estar compartilhando isso já é revolucionário”: dimensões educativas dos conteúdos produzidos por influenciadoras digitais negras no youtube.
metadata.dc.creator: RABELO, Paula Nogueira
Palavras-chave: Educação;Mulheres negras;Internet;Estudos Culturais;Feminismo Negro
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RABELO, Paula Nogueira.“Eu estar viva e estar compartilhando isso já é revolucionário”: dimensões educativas dos conteúdos produzidos por influenciadoras digitais negras no youtube. Orientador: Gilson Cruz Junior. 2022. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1165
Abstract: The objective of this work was to investigate the content produced by black digital influencers, understanding how the internet acts as a space for the construction of identities and learning about issues related to race and gender. In methodological terms, it is characterized as a qualitative and exploratory research, dialoguing with netnography as the primary strategy for data collection and construction, together with content analysis as a technique for appreciating and organizing the empirical corpus. The results were described according to analytical categories built according to the content (videos) published by the investigated channels, more precisely, it focused on publications that directly or indirectly trigger (1) racial and (2) gender themes. - ro as well as their convergences. Even though the videos were divided into two categories, it was possible to perceive in practice that these axes are intertwined in the discourses present in these contents, in part, because they are dear themes that are inscribed in the daily experiences of youtubers. After analyzing the selected material, it was noticed, through user comments, that the contents produced and published by black women contribute to the socialization of knowledge and perceptions linked to matters of interest to (their) public, constituting themselves as a space for relevant participation regarding the construction of dialogue between youtubers and their followers, establishing collaborative dynamics of knowledge production.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar os conteúdos produzidos por influenciadoras digitais negras, compreendendo de que maneira a internet atua como espaço de construção de identidades e aprendizagens sobre questões relacionadas à raça e gênero. Em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter exploratório, dialogando com a netnografia como estratégia primária de coleta e construção dos dados, juntamente com a análise de conteúdo como técnica de apreciação e organização do corpus empírico. Os resultados foram descritos de acordo com categorias analíticas construídas em função dos conteúdos (vídeos) publicados pelos canais investigados, mais precisamente concentrou-se nas publicações que acionam direta ou indiretamente temas (1) raciais e (2) de gênero, bem como suas convergências. Ainda que os vídeos estivessem divididos em duas categorias, pôde-se perceber, na prática, que tais eixos se entrelaçam nos discursos presentes nesses conteúdos, em parte, por serem temas caros que se inscrevem nas vivências cotidianas das youtubers. Após análise do material selecionado, percebeu-se, através de comentários de usuários, que os conteúdos produzidos e publicados por mulheres negras contribuem com a socialização de conhecimentos e percepções vinculados a assuntos de interesse do (seu) público, constituindo-se como um espaço de participação relevante no tocante à construção do diálogo entre youtubers e seus seguidores, estabelecendo dinâmicas colaborativas de produção do saber.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1165
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EuEstarVivaEEstarCompartilhando.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.