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Título: Instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: dificuldades e desafios na implantação das primeiras escolas no império
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Sidney Augusto Canto
Palavras-chave: Instrução Pública;Educação;Escolas;Baixo Amazonas;Tapajós
Data do documento: 30-Jun-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Sidney Augusto Canto. Instrução pública no Baixo Amazonas e Tapajós: dificuldades e desafios na implantação das primeiras escolas no império. Orientador:Anselmo Alencar Colares. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
Abstract: The present research deals with Public Instruction in the period of the Empire, aiming to study the process of implantation of "Public Instruction" in the Lower Amazon and Tapajós Region, from the Decree Law of October 15, 1827, extending the analyzes until the end of the Empire, in 1889. The consideration that, in the researched region, education only came to be consolidated in the republican period (COLARES, 2005), led me to question: why wasn't it consolidated before? Have there been any attempts at implantation? If so, why didn't it work? What difficulties and challenges were there in this process? The methodology consisted of surveying, systematizing and using works related to education such as Saviani (2013), Gondra; Schueler (2008) and Ponce (1992), among others. We also used more specific information about the researched region, obtained in codices under the custody of the Public Archive of the State of Pará, the Historical and Geographical Institute of Pará and the virtual newspaper library of the National Library. Thus, it is a bibliographical and documental research. The analysis was performed using Dialectical Historical Materialism. Based on the theoretical assumption, some events of a political, economic and social nature, which directly affected the implementation of public schools in the region, were also correlated to the text, such as Cabanagem, the slave system, the economic cycles of cocoa and rubber. , as well as the performance of several Presidents who governed the Province of Grão-Pará. The research reveals that the process of implementing public schools in the region, now known as Oeste do Pará, the area covered by the Federal University of Oeste do Pará, began in the 19th century without, however, consolidating itself, facing challenges that prevented its affirmation in this part of the Province. Colares (2005), for example, considers that such schools were fragile; This fragility would only begin to be overcome with the arrival of religious orders from the Catholic Church to the region, mainly the Franciscan Friars and the Missionary Sisters of the Immaculate Conception, who developed and consolidated School Education in our study region. Before that, several factors led to the failure of many attempts, as suggested by studies by Damasceno (2017), Lombardi (2010) and Saviani (2015), as we can see throughout this dissertation.
Resumo: A presente pesquisa trata da Instrução Pública no período do Império, visando estudar o processo de implantação da “Instrução Pública” na Região do Baixo Amazonas e Tapajós, a partir do Decreto Lei de 15 de outubro de 1827, estendendo as análises até o final do Império, em 1889. A consideração de que, na região pesquisada, a educação só veio a se consolidar no período republicano (COLARES, 2005), me levaram a questionar: porque não se consolidou antes? Houve alguma tentativa de implantação? Se sim, porque não deram certo? Que dificuldades e desafios existiram nesse processo? A metodologia consistiu no levantamento, sistematização e utilização de obras relativas à educação tais como Saviani (2013), Gondra; Schueler (2008) e Ponce (1992), dentre outros. Também utilizamos informações mais específicas sobre a região pesquisada, obtidas em códices sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Pará, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da hemeroteca virtual da Biblioteca Nacional. Desta forma, trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica e documental. A análise foi realizada por meio do Materialismo Histórico Dialético. A partir do pressuposto teórico, alguns acontecimentos de cunho político, econômico e social, que diretamente afetaram a implantação das escolas públicas na região também foram correlacionados ao texto, como por exemplo a Cabanagem, o sistema escravista, os ciclos econômicos do cacau e da borracha, bem como a atuação de diversos Presidentes que governaram a Província do Grão-Pará. A pesquisa revela que o processo de implantação das escolas públicas na região, hoje conhecida como Oeste do Pará, área de abrangência da Universidade Federal do Oeste do Pará, iniciou-se no século XIX sem, contudo, se consolidar, enfrentando desafios que impediam sua afirmação nesta parte da Província. Colares (2005), por exemplo, considera que tais escolas eram frágeis; fragilidade essa que só começaria a ser suplantada com a chegada das ordens religiosas da Igreja Católica à região, principalmente a dos Frades Franciscanos e a das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, que deram desenvolvimento e consolidaram a Educação Escolar em nossa região de estudo. Antes disso, diversos fatores levaram ao fracasso de muitas tentativas, como sugerem os estudos de Damasceno (2017), Lombardi (2010) e Saviani (2015), conforme podemos constatar ao longo desta dissertação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1170
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