Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Título : O ensino da crônica na língua portuguesa na perspectiva da Olimpíada de Língua Portuguesa
metadata.dc.creator: EVARISTO, Lourivânia da Silva
Palabras clave : Ensino de Língua Portuguesa;Leitura e escrita;Crônica;Olimpíada de Língua Portuguesa
Fecha de publicación : 31-dic-2020
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : EVARISTO, Lourivânia da Silva. O ensino da crônica na língua portuguesa na perspectiva da Olimpíada de Língua Portuguesa. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva; Coorientador: Percival Leme de Britto. 2020. 151 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Resumen : This participative and qualitative research is linked to the study, research and intervention Group in reading, writing and literature at school - Lelit, from the Federal University of Western Pará - Ufopa. It aims to propose a reflective teaching of the Portuguese language in order to develop knowledge and intellectual skills of reading and writing of students with the chronic genre. In this regard, considering the importance of the Portuguese Language Olympiad - OLP, as it is a nationwide program, a reference in the work with gender teaching and, in this case, having the chronicle as an articulating element of language teaching, we organized an intervention plan with the Didactic Sequences - SDs proposed by the OLP, from the program Writing the future, in the teacher's notebook: The occasion makes the writer. The intervention was developed in a class of 8th grade of elementary school, from a public school in BelterraPA, from april to august 2019. The research consists of an account of the entire path taken in the interventional work, emphasizing the workshop of presentation of the program, of works with reading and writing until the choice of text to represent the school at the event, aiming to understand, among other things, what is learned, when and in what school condition one learns to produce texts such as the chronicle. The results showed that the work with the chronicle in the 8th of elementary school, through the workshops proposed by the OLP, was well accepted by the students, motivating them to read and produce texts. Experience has shown that Portuguese language classes should be the time and place where reading and textual production should take precedence and serve as a starting point for other activities and that the teacher should mediate these activities at all stages. Therefore, in this study teaching was thought from an interactive perspective, with the student being the protagonist of history and of himself and, for this, linked to the structure of a major project that is the Portuguese Language Olympics OLP.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, participante e qualitativa, está vinculada ao Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola (Lelit), da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Tem por objetivo propor um ensino reflexivo de Língua Portuguesa no sentido de desenvolver conhecimentos e capacidades intelectivas de leitura e escrita dos alunos com o gênero crônica. Nesse propósito, considerando a importância da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), por ser um programa de âmbito nacional, referência no trabalho com ensino de gêneros e, neste caso, tendo a crônica como elemento articulador do ensino de língua, organizamos um plano de intervenção com as Sequências Didáticas (SDs) propostas pela OLP, do programa Escrevendo o Futuro, no caderno do professor: A ocasião faz o escritor. A intervenção foi desenvolvida em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, de uma escola pública de Belterra-PA, no período de abril a agosto de 2019. A pesquisa consta do relato de todo o percurso realizado no trabalho interventivo, enfatizando a oficina de apresentação do programa, dos trabalhos com leitura e escrita até a escolha do texto para representação da escola no certame, visando compreender, dentre outras coisas, o que se aprende, quando e em que condição escolar se aprende a produzir textos como a crônica. Os resultados demonstraram que o trabalho com a crônica no 8º ano do ensino fundamental, por meio das oficinas propostas pela OLP, foi bem aceito pelos alunos, motivando-os a ler e produzir textos. A experiência revelou que as aulas de Língua Portuguesa devem ser o momento e o lugar em que a leitura e a produção textual devem ter a primazia e servir como ponto de partida para as demais atividades e que o professor deve mediar essas atividades em todas as etapas. Portanto, neste estudo foi pensado o ensino na perspectiva interativa, sendo o aluno o protagonista da história e de si e, para isso, vinculado à estrutura de um grande projeto que é a Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1183
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_OEnsinoDaCrônicaNaLíngua.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.