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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1190
Título: | Estratégias de relativização no português brasileiro: diagnose de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática. |
metadata.dc.creator: | SILVA, Luciene Marinho da |
Palavras-chave: | Estratégias de relativização;Pronome relativo;Ensino |
Data do documento: | 14-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SILVA, Luciene Marinho da. Estratégias de relativização no português brasileiro: diagnose de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2022. 93 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras ) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1190 |
Abstract: | The present work has the general objective to identify relativization strategies used by 8th grade students and to propose activities of language in use that help in the reflection and mastery of the Portuguese language, regarding the use of relative clauses. The relativization strategies – a variable phenomenon in Portuguese – refer to the process of structuring the adjective subordinate clauses, being an important mechanism of textual cohesion. To achieve the research objectives, we developed an interventional proposal with activities of language in use, considering three different aspects supported by the research by Vieira (2017), which addresses three axes for the teaching of grammar. This proposal can be applied in classes of the 8th year of elementary school, with the objective of: (i) proposing activities that contribute to the reflection of different strategies of relativization; (ii) promote the reflection of linguistic variation as a phenomenon inherent to any linguistic system; (iii) enable students to learn the language in use; (iv) highlighting the heterogeneity of language through different relativization strategies; (v) demonstrate the dynamic character of language and its transformations; (vi) combating oppressive linguistic prejudice through the discernment of linguistic variation; (vii) develop the linguistic awareness of the language student/user. To reference this work, authors such as Neves (2000–2019), Cunha & Cintra (2013), Ro-cha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini (2003–2010), among others. |
Resumo: | O presente trabalho, tem por objetivo geral identificar estratégias de relativização utilizadas por alunos do 8º ano e propor atividades de língua em uso que auxiliem na reflexão e domínio da língua portuguesa, quanto ao uso das orações relativas. Dessa forma, as estratégias de relativização – fenômeno variável em língua portuguesa – referem-se ao processo de estruturação das orações subordinadas adjetivas, sendo importante mecanismo de coesão textual. Para alcançar os objetivos de pesquisa, elaboramos uma proposta interventiva com atividades de língua em uso, considerando três aspectos distintos apoiados na pesquisa de Vieira (2017), que aborda três eixos para o ensino de gramática. Essa proposta poderá ser aplicada em turmas do 8º ano do ensino fundamental, com objetivos de: (i) propor atividades que contribuam para a reflexão de diferentes estratégias de relativização; (ii) promover a reflexão da variação linguística como fenômeno inerente a todo sistema linguístico; (iii) possibilitar aos alunos o conhecimento da língua em uso; (iv) evidenciar a heterogeneidade da linguagem por meio de diferentes estratégias de relativização; (v) demonstrar o caráter dinâmico da língua e suas transformações; (vi) combater o preconceito linguístico em caráter opressor através do discernimento do que é variação linguística; (vii) desenvolver a consciência linguística do estudante/usuário da língua. Para referenciar este trabalho utilizamos como base, autores como, Neves (2000–2019), Cunha & Cintra (2013), Rocha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini (2003–2010), dentre outros. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1190 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
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