Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Título : Instrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquo
metadata.dc.creator: MELO, Paulo Renato Carvalho
Palabras clave : Arduino;Lançamento de Projéteis;Sala de Aula Invertida;Aprendizagem Baseada em Projetos
Fecha de publicación : 18-may-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MELO, Paulo Renato Carvalho. Instrumentação com arduino para o ensino de física – lançamento oblíquo. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Resumen : This work demonstrates, in a simple and clear way, how the use of Arduino in education can build scientific knowledge from the student's everyday life through instrumentation. As Arduino has a low cost and also libraries with open source codes, this makes it possible to equip a laboratory with enough instruments to allow each student to carry out a series of experiments and measurements, these experiments can be assembled with recyclable and easily acquired materials, and thus make the lesson meaningful for the student. But in order for the instrumentation to be successful, it was necessary to apply innovative methodologies such as the Inverted Classroom methodology and Project-Based Learning, making the teaching-learning process meaningful. In addition, learning the fundamentals of Arduino promotes cooperative learning, creating an affective bond between teacher and student as advocated by the Project-Based Learning model. As we have been through a COVID-19 pandemic, it has been necessary to use alternative teaching models. The Inverted Classroom methodology is a tool of great importance in this teaching-learning process and has contributed as part of the product, supporting the formation of scientific knowledge through virtual environments and the application of experimental instrumentation in the classroom during face-to-face moments. The instrumentation consists of a projectile launcher whose theoretical basis is the oblique launch of projectiles and free fall.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho vem demonstrar, de forma simples e clara, como o uso do Arduino aplicado na educação, pode construir o conhecimento científico partindo do cotidiano do aluno através da instrumentação. Como o Arduino tem um custo baixo e também bibliotecas com códigos fonte aberto, isso torna possível equipar um laboratório com instrumentos suficientes para permitir que cada aluno execute uma série de experimentos e medições, esses experimentos podem ser montados com materiais recicláveis e de fácil aquisição, e com isso, tornar a aula significativa para o aluno. Mais para que a instrumentação tenha êxito, alcance o objetivo, foi necessário aplicar metodologias inovadoras como a metodologia da Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, tornando significativo o processo ensinoaprendizagem, além disso, aprender os fundamentos do Arduino promove o aprendizado cooperativo, criando um laço afetivo entre o professor e aluno como preconiza o modelo da Aprendizagem Baseada em Projetos. Como passamos por uma pandemia de COVID-19, foi necessário utilizar modelos alternativos de ensinar, a metodologia da Sala de Aula Invertida é uma ferramenta de grande importância nesse processo de ensino-aprendizagem e contribuiu como parte do produto, dando suporte na formação do conhecimento cientifico através de ambientes virtuais e na aplicação da instrumentação experimental na sala de aula em momentos presenciais. A instrumentação constitui-se em um lançador de projetil que tem como base teórica o lançamento obliquo de projéteis e a queda livre.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de Física (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_InstrumentaçãoComArduinoParaOEnsino.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.