Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1242
Título: | Reflexões sobre a influência do PIBID no processo de formação de uma licencianda de Letra-Inglês no Norte do Brasil: um estudo autoetnográfico |
metadata.dc.creator: | BAIA, Kallas Thamylle Dos Santos |
Palavras-chave: | Autoentrevista.;Competências de professores;PIBID/LETRAS-Inglês |
Data do documento: | 5-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | BAIA, Kallas Thamylle Dos Santos. Reflexões sobre a influência do PIBID no processo de formação de uma licencianda de Letra-Inglês no Norte do Brasil: um estudo autoetnográfico. Orientador: Nilton Varela Hitotuzi.2022.26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras ). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1242 |
Abstract: | This article is the result of an autoethnographic study aiming to analyse the participation of a TEAL2 undergraduate student in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships in the light of the competencies for the teaching profession discussed by Philippe Perrenoud. Data collection was carried out through a self-interview, field notes and reports produced in the years 2018 and 2019, the period of her participation in the program. The process of analysis of the research corpus was carried out using a thematic analysis method, aiming to identify possible levels in which her experience of the program has promoted or not the acquisition of competencies listed and discussed by Philippe Perrenoud. The results indicate the influence of the program in the acquisition of some of these competencies by the TEAL undergraduate student, in addition to her recognition of the procedural and unfinished character of teacher education. |
Resumo: | Este artigo é resultado de um estudo de caráter autoetnográfico realizado com o objetivo de analisar a participação de uma licencianda de Letras-Inglês no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência à luz das competências para o ofício do professor discutidas por Philippe Perrenoud. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma autoentrevista, notas de campo e relatórios produzidos nos anos 2018 e 2019, período de sua participação no programa. O processo de análise do corpus da pesquisa se deu usando-se um método de análise temática, visando identificar possíveis níveis em que a sua vivência no programa tenha promovido ou não a aquisição de competências elencadas e discutidas por Philippe Perrenoud. Os resultados indicam a influência do programa na aquisição de algumas dessas competências, além do reconhecimento por parte da licencianda da condição processual e inacabada da formação docente. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1242 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ReflexoesSobreInfluencia.pdf | 383,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.