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Título: Projeto remição pela leitura: a contribuição literária na formação de leitoras no centro de recuperação feminino de Santarém
metadata.dc.creator: LIMA, Maria do Socorro Carvalho
Palavras-chave: Leitor literário;Remição de pena pela leitura;Mulheres privadas de liberdade
Data do documento: 8-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LIMA, Maria do Socorro Carvalho. Projeto remição pela leitura: a contribuição literária na formação de leitoras no centro de recuperação feminino de SantaréM. Orientador: Washington Luís dos Santos Abreu. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
Abstract: This work presents a study on the literary contribution in the formation of female readers in the center for women's recovery in Santarém, with emphasis on the application of the Remição pela Leitura project, an initiative of the National Council of Justice (CNJ) and sponsored by the states. The project was undertaken in the Santarém prisons, where education in prisons also works, in the form of Youth and Adult Education (EJA). It is pointed out how the Redemption by Reading project contributes to the literary reading formation within the prison for women deprived of their liberty. In the development of the work, a bibliographic research was carried out, with access to material produced by the interns participating in that project. We verified the results in the development of reviews that assure the inmates the right to remission of sentence, that is, reduction of 4 days of their prison time to be served, per work read and reviewed, with a limit of up to 12 works per year, or 48 days/year. The work is accompanied by a teacher from the public state school system. Within this context, we seek to verify aspects related to the work of teaching in prison, the challenges and advances of teaching the formation of literary readers, taking into account conditions of physical structure, logistics, bibliographic collection and even the level of training of the project participants. The time frame for the research was the year 2021; The theoretical references used to support this study are based on COSSON (2009), which deals with the formation of the literary reader; FREIRE (2011) who develops the thesis that reading is transformative and liberating, ensuring the reader's autonomy; and CÂNDIDO (2011) which discusses the importance of literature and as a right for every person. The results indicated, according to the research, are of autonomy in thinking about the construction of arguments and in the development of ideas in the newsrooms, expressing a significant advance in the reading and argumentative capacity, verified in the results obtained in the research, guided by the question: working with the Does literary reading in women's prisons contribute to the citizen formation of female prisoners?
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição literária na formação de leitoras no centro de recuperação feminino de Santarém, com ênfase na aplicação do projeto de Remição pela Leitura, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e encampada pelos estados. O projeto foi assumido nas unidades prisionais de Santarém, onde funciona também a educação nas prisões, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos ( EJA). Aponta-se de que forma o projeto de Remição pela Leitura contribui na formação leitora literária dentro do cárcere para as mulheres privadas de liberdade. No desenvolvimento do trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica, com acesso a material produzido pelas internas participantes do referido projeto. Constatamos os resultados no desenvolvimento de resenhas que asseguram às detentas o direito à remição de pena, isto é, redução de 4 dias de seu tempo de prisão a cumprir, por obra lida e resenhada, tendo o limite de até 12 obras ao ano, ou 48 dias/ano. O trabalho tem o acompanhamento de um professor da rede pública de ensino estadual. Dentro desse contexto, buscamos verificar aspectos referentes ao trabalho dadocênciano cárcere, os desafios eavanços do ensino de formação de leitor literário levando em conta condições de estrutura física, logística, acervo bibliográfico e até mesmo o nível de formação das participantes do projeto. O recorte temporal para a pesquisa foi o ano de 2021; Os referenciais teóricos utilizados para embasar este estudo fundamentam-se em COSSON (2009), que trata sobre a formação do leitor literário; FREIRE (2011) que desenvolve a tese de que a leitura é transformadora e libertadora, assegurando a autonomia do leitor; e CÂNDIDO (2011) que discorre sobre a importância da literatura e como um direito a toda pessoa. Os resultados apontados, conforme a pesquisa, são de autonomia no pensar quanto construção de argumentos e no desenvolvimento de ideias nas redações, expressando um significativo avanço na capacidade leitora e argumentativa, constatados nos resultados obtidos na pesquisa, norteada pela questão: o trabalho com a leitura literária em presídios femininos contribui para a formação cidadã das presidiárias?
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1246
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