Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SILVA, Aniele Domingas Pimentel-
dc.date.accessioned2024-01-19T20:03:30Z-
dc.date.available2024-01-19T20:03:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Glaúcia Bezerra. A contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemática. Orientadora:Aniele Domingas Pimentel Silva. 2018. 19 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada Em Matemática e Física, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPARFORpt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.titleA contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3546841777310323pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo relata as experiências obtidas no decorrer do curso de Licenciatura em Integrada em Matemática e Física, na formação secundaria pelo Programa de Professores da Educação Básica- PARFOR por exigência no curso do trabalho, devido estar na sala de aula sem uma graduação de licenciatura na área da Física. Este artigo tem o intuito de demonstrar o quanto a formação inicial ou secundária de professores é importante para os profissionais da educação. O ensino da matemática e Física deveria esta apoiado em experiências agradáveis da valorização docente e sua dedicação capazes de favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, que, por sua vez, conduzirão a uma melhor aprendizagem e ao gosto pela matemática ou física. O trabalho é de cunho de bibliográfico e de relatos de vida no decorrer do magistério na licenciatura em matemática. Sendo tópicos sobre a formação de professores, o ensino da matemática e o conceito do saber docente. Conclui-se que o espaço de formação oportunizado pelo PARFOR cria a possibilidade de a prática docente ser problematizada de modo natural e consciente, e mais ainda, que neste mesmo espaço, relações entre prática e teoria podem ser discutidas por profissionais da educação. Ser docente é muito mais do que academia oferece e estabelece só o dia a dia que vem dizer e aperfeiçoar as práticas metodológicas, e uma formação secundária só vêm estabelecer estes laços do ensinar e aprender.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorSILVA, Glaúcia Bezerra-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AContribuiçcaoDoPARFORNaFormacao.pdf233,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.