Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Aniele Domingas Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T20:03:30Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T20:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Glaúcia Bezerra. A contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemática. Orientadora:Aniele Domingas Pimentel Silva. 2018. 19 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada Em Matemática e Física, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | PARFOR | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.title | A contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3546841777310323 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo relata as experiências obtidas no decorrer do curso de Licenciatura em Integrada em Matemática e Física, na formação secundaria pelo Programa de Professores da Educação Básica- PARFOR por exigência no curso do trabalho, devido estar na sala de aula sem uma graduação de licenciatura na área da Física. Este artigo tem o intuito de demonstrar o quanto a formação inicial ou secundária de professores é importante para os profissionais da educação. O ensino da matemática e Física deveria esta apoiado em experiências agradáveis da valorização docente e sua dedicação capazes de favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, que, por sua vez, conduzirão a uma melhor aprendizagem e ao gosto pela matemática ou física. O trabalho é de cunho de bibliográfico e de relatos de vida no decorrer do magistério na licenciatura em matemática. Sendo tópicos sobre a formação de professores, o ensino da matemática e o conceito do saber docente. Conclui-se que o espaço de formação oportunizado pelo PARFOR cria a possibilidade de a prática docente ser problematizada de modo natural e consciente, e mais ainda, que neste mesmo espaço, relações entre prática e teoria podem ser discutidas por profissionais da educação. Ser docente é muito mais do que academia oferece e estabelece só o dia a dia que vem dizer e aperfeiçoar as práticas metodológicas, e uma formação secundária só vêm estabelecer estes laços do ensinar e aprender. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Glaúcia Bezerra | - |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AContribuiçcaoDoPARFORNaFormacao.pdf | 233,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.