Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255
Título: | A contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemática |
metadata.dc.creator: | SILVA, Glaúcia Bezerra |
Palavras-chave: | Docência;PARFOR;Formação Continuada |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SILVA, Glaúcia Bezerra. A contribuição do PARFOR na formação docente: um relato de experiência na docência da matemática. Orientadora:Aniele Domingas Pimentel Silva. 2018. 19 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada Em Matemática e Física, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255 |
Resumo: | O presente artigo relata as experiências obtidas no decorrer do curso de Licenciatura em Integrada em Matemática e Física, na formação secundaria pelo Programa de Professores da Educação Básica- PARFOR por exigência no curso do trabalho, devido estar na sala de aula sem uma graduação de licenciatura na área da Física. Este artigo tem o intuito de demonstrar o quanto a formação inicial ou secundária de professores é importante para os profissionais da educação. O ensino da matemática e Física deveria esta apoiado em experiências agradáveis da valorização docente e sua dedicação capazes de favorecer o desenvolvimento de atitudes positivas, que, por sua vez, conduzirão a uma melhor aprendizagem e ao gosto pela matemática ou física. O trabalho é de cunho de bibliográfico e de relatos de vida no decorrer do magistério na licenciatura em matemática. Sendo tópicos sobre a formação de professores, o ensino da matemática e o conceito do saber docente. Conclui-se que o espaço de formação oportunizado pelo PARFOR cria a possibilidade de a prática docente ser problematizada de modo natural e consciente, e mais ainda, que neste mesmo espaço, relações entre prática e teoria podem ser discutidas por profissionais da educação. Ser docente é muito mais do que academia oferece e estabelece só o dia a dia que vem dizer e aperfeiçoar as práticas metodológicas, e uma formação secundária só vêm estabelecer estes laços do ensinar e aprender. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1255 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AContribuiçcaoDoPARFORNaFormacao.pdf | 233,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.