Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Título: A importância dos jogos de potências nas aulas de matemática na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da comunidade Peré Salvação – Lago Grande.
metadata.dc.creator: SOUSA, Maria Elineide do Carmo
SILVA, Rosana Gomes da
Palavras-chave: Jogos matemáticos;Motivação;Ludicidade
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Maria Elineide do Carmo;SILVA, Rosana Gomes da. A importância dos jogos de potências nas aulas de matemática na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da comunidade Peré Salvação – Lago Grande. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2017. 26 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada Em Matemática e Física, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Abstract: This article aims to report experiences with the use of math games as an alternative teaching in a class of 6th grade elementary school. The main objective is to analyze the importance of the game in teaching power in mathematics classes. The proposal was developed at the Municipal School Our Lady of Salvation of the Peré Salvação Community - Lago Grande / Santarém-Pará. They were used as methodological instruments in mathematical games such as: Domino of the powers; Bingo of the powers and Wheel (circle) of the powers, the same were like form of motivation to improve the performance of the students in the classes of mathematics, with respect to the content on the power. The results showed that it is playfulness involved in the application of games, it can be a potential and advantageous instrument as a way of engaging in the teaching process of learning mathematical concepts.
Resumo: Este artigo tem por objetivo relatar experiências com o uso de jogos de matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é analisar a importância do jogo no ensino de potenciações nas aulas de matemática. A proposta foi desenvolvida na Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da Comunidade Peré Salvação – Lago Grande / Santarém- Pará. Foram utilizados como instrumentos metodológicos os jogos matemáticos como: Dominó das potências; Bingo das potências e Roda (círculo) das potenciações, os mesmos foram utilizados como forma de motivação para melhorar o desempenho dos alunos nas aulas de matemática, com relação ao conteúdo sobre potenciação. Os resultados mostraram que a ludicidade envolvida, quando da aplicação dos jogos, pode ser um instrumento potencial e vantajoso, como forma de envolver o aluno no processo de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1260
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AImportânciaDosJogosDePotências.pdf745,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.