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Título: Reflexões acerca do ensino da argumentação na educação básica
metadata.dc.creator: IMBIRIBA, Nahiny Oliveira
Palavras-chave: Ensino;Argumentação;Educação básica
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: IMBIRIBA, Nahiny Oliveira. Reflexões acerca do ensino da argumentação na educação básica. Orientador:Washington Luís dos Santos Abreu. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1276
Abstract: This work presents reflections on the teaching of argumentation in basic education. Its objective is to rethink the practices of this teaching that have been carried out by Portuguese Language teachers. In addition, it intends to seek new possibilities for more effective teaching, with which students can develop in an integral way. His research started from the hypothesis that greater contact with the genres of the order of arguing throughout basic education can contribute to the integral formation of students. Based on this understanding, it was sought, through a bibliographic research, to know why the argumentation is little worked in basic education and what would be the benefits of working it for the formation of the student. Among the authors that served as the basis for this work are Koch and Elias (2016), Grácio (2015) and Abreu (2003). The results show that the argument is little worked in basic education for different factors, but the main one is the absence of this as a curricular content and its practice throughout the training of Portuguese Language teachers, as for the benefits, it was evident that they go a long way in addition to knowing how to master argumentation strategies.
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino da argumentação na educação básica. Seu o objetivo é repensar as práticas desse ensino que vêm sendo realizadas pelos professores de Língua Portuguesa. Além disso, pretende buscar novas possibilidades para um ensino mais eficaz, com o qual os alunos possam se desenvolver de forma integral. Sua pesquisa partiu da hipótese de que um maior contato com os gêneros da ordem do argumentar ao longo da educação básica pode contribuir para a formação integral dos alunos. Partindo desse entendimento, buscou-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, saber o porquê de a argumentação ser pouco trabalhada na educação básica e quais seriam os benefícios de trabalhá-la para a formação do aluno. Dentre os autores que serviram de base para este trabalho, estão Koch e Elias (2016), Grácio (2015) e Abreu (2003). Os resultados apontam que a argumentação é pouco trabalhada na educação básica por diferentes fatores, mas o principal é a ausência desta enquanto conteúdo curricular e de sua prática ao longo da formação dos professores de Língua Portuguesa, quanto aos benefícios, ficou evidente que eles vão muito além de saber dominar estratégias de argumentação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1276
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