Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294
Título: Comunidade de aprendizagem: uma proposta para a aprendizagem de física
metadata.dc.creator: ARAUJO, Marcos Paulo Rodrigues
Palavras-chave: Comunidade de Aprendizagem;Ensino e aprendizagem de Física;Formação de Professores
Data do documento: 7-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ARAUJO, Marcos Paulo Rodrigues. Comunidade de aprendizagem: uma proposta para a aprendizagem de física. Orientador: Glauco Cohen Pantoja. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294
Abstract: This article is a study ofspecific group of sciences students within a federal brazilian university, this group is constituted for university students and high school students and regardless of degrees, the article seeks to investigate the nature of this group, if it fits as a learning community. It was through the collection of narratives from its participants and images, which tell the history of the group, that we sought to discover, whether the members, which total 15, all college and high school students, are indeed a learning community. Through this participants that the article identified the characteristics of a true learning community and concluding that the community goes further in its existence, resulting in positives elements for the community and progress of its participants in their respective courses and group, or attracting members to the areas of study that occur in their meetings and giving them a path to broad learning in their respective social environments, inside and outside the space where the group is inserted.
Resumo: Este trabalho é um estudo de um grupo especifico de estudantes interessados em estudar física, dentro de uma universidade federal, este grupo é constituído por alunos da universidade e do ensino básico e independe do grau de escolaridade, o trabalho busca investigar a natureza deste grupo, se ele se enquadra como uma comunidade de aprendizagem. Foi através da coletar das narrativas dos seus participes e de imagens, que contam a história do grupo, que buscou-se averiguar, se os membros, que são 15, todos alunos da universidade e do ensino básico, são de fato uma comunidade de aprendizagem. Através de seus participantes que o trabalho identificou as características de uma verdadeira comunidade de aprendizagem e concluiu que tal grupo vai além em sua existência, resultando em elementos positivos para a continuidade e progresso dos seus participantes em seus respectivos cursos e grupo, ou atraindo membros para as áreas de estudos que ocorrem em seus encontros e dando a eles um caminho para a aprendizagem ampla em seus respectivos meios sociais, dentro e fora do espaço onde o grupo está inserido.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1294
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ComunidadeDe AprendizagemUmaProposta.pdf910,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.