Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320
Título: | O uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Pa |
metadata.dc.creator: | SOUSA, Patrícia de Oliveira SILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da |
Palavras-chave: | Conhecimento Matemático;Laboratório de informática;EnsinoAprendizagem |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOUSA, Patrícia de Oliveira;SILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da. O uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Pa. Orientador:Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320 |
Resumo: | A pesquisa aborda o uso do laboratório de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental com alunos de sexto ano, da Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Região do Eixo Forte, município de Santarém-PA. O estudo utiliza uma abordagem bibliográfica, na concepção de diferentes autores, para reduzir a distância entre a teoria e a prática; e a pesquisa de campo por meio de um estudo de caso atrelada aos métodos descritivo e analítico, considerando que há uma relação entre o mundo real observado e os sujeitos (20 alunos) do 6º ano daquela instituição-escola. Com base neste estudo, percebe-se que o ensino da Matemática é de suma relevância para o desenvolvimento integral do aluno, mas que precisa de incentivos e estratégias que o motive para desenvolvê-la com eficácia e autonomia. A pesquisa revelou que os alunos não são motivados para o estudo da matemática de forma mais ampla, ficando apenas em uma aula tradicional, ou seja, o professor fala, ensina e o aluno apenas recebe o conhecimento, nota-se também que a maioria dos profissionais da área não está qualificada para o ensino inovador, porém para uma minoria o ensino é bom. Todavia, viu-se que ainda falta muito para a educação ser de qualidade, em alguns aspectos a formação dos professores dificulta esse ensino-aprendizagem no ensino da Matemática, percebe-se que as aulas teóricas são estratégias mais utilizadas no incentivo às atividades. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_OUso do Laboratório de Informática.pdf | 511,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.