Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320
Título : O uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Pa
metadata.dc.creator: SOUSA, Patrícia de Oliveira
SILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da
Palabras clave : Conhecimento Matemático;Laboratório de informática;EnsinoAprendizagem
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SOUSA, Patrícia de Oliveira;SILVA, Viviane Socorro Vasconcelos da. O uso do laboratório de informática nas aulas de matemática nas quatro operações com alunos de 6º ano do ensino fundamental: um estudo na Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Santarém-Pa. Orientador:Hamilton Cunha de Carvalho. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Matemática e Física) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa aborda o uso do laboratório de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental com alunos de sexto ano, da Escola Municipal “Antônio da Silva Barbosa”, Região do Eixo Forte, município de Santarém-PA. O estudo utiliza uma abordagem bibliográfica, na concepção de diferentes autores, para reduzir a distância entre a teoria e a prática; e a pesquisa de campo por meio de um estudo de caso atrelada aos métodos descritivo e analítico, considerando que há uma relação entre o mundo real observado e os sujeitos (20 alunos) do 6º ano daquela instituição-escola. Com base neste estudo, percebe-se que o ensino da Matemática é de suma relevância para o desenvolvimento integral do aluno, mas que precisa de incentivos e estratégias que o motive para desenvolvê-la com eficácia e autonomia. A pesquisa revelou que os alunos não são motivados para o estudo da matemática de forma mais ampla, ficando apenas em uma aula tradicional, ou seja, o professor fala, ensina e o aluno apenas recebe o conhecimento, nota-se também que a maioria dos profissionais da área não está qualificada para o ensino inovador, porém para uma minoria o ensino é bom. Todavia, viu-se que ainda falta muito para a educação ser de qualidade, em alguns aspectos a formação dos professores dificulta esse ensino-aprendizagem no ensino da Matemática, percebe-se que as aulas teóricas são estratégias mais utilizadas no incentivo às atividades.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1320
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_OUso do Laboratório de Informática.pdf511,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.