Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias-
dc.date.accessioned2024-01-31T20:41:34Z-
dc.date.available2024-01-31T20:41:34Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationLEÃO, Alzenira da Silva. Sistemas de numeração: registro de uma experiência em clubes de matemática. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2019. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332-
dc.description.abstractThis paper aims to present and systematize the records of the activity entitled Numbering Systems developed in the years 2015 to 2018 by PIBID fellows at the Laboratory of Mathematical Applications-Lapmat, at the Federal University of Western Pará-Ufopa. Having as main references the master dissertation of RODRIGUES (2013) and the book by Georges Ifrah (2005), in which is made a historical contextualization about the main Numbering Systems used by great civilizations in the past. It also discusses the main properties of Positional Systems as well as its advantages over other systems. The experiences of the author and other fellows active in the project from 2015 to 2018 are also discussed regarding its application with students of 9th grade of elementary school and 1st grade of public schools in the city of Santarém-PA. These experiences were recorded in the reports of the fellows who worked in the activity during the years in which it was applied under the Mathematics Clubs project. Finally, the author highlights the importance of fostering projects aimed at teaching practice since the early years of the academy.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de Numeraçãopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleSistemas de numeração: registro de uma experiência em clubes de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar e sistematizar os registros da atividade intitulada Sistemas de Numeração desenvolvida nos anos de 2015 a 2018 por bolsistas PIBID junto ao Laboratório de Aplicações Matemáticas-Lapmat, na Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. Tendo como principais referências à dissertação de mestrado de RODRIGUES (2013) e o livro de Georges Ifrah (2005), na qual é feito uma contextualização histórica a respeito dos principais Sistemas de Numeração utilizados por grandes civilizações no passado. Também se discorre sobre as principais propriedades dos Sistemas Posicionais bem como as vantagens desse em relação aos demais sistemas. São abordadas ainda as experiências da autora e de outros bolsistas atuantes no projeto nos anos de 2015 a 2018 no que diz respeito à aplicação desta com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio de escolas públicas da cidade de Santarém-PA, experiências estas registradas nos relatos dos bolsistas que atuaram na atividade durante os anos nos quais a mesma foi aplicada no âmbito do projeto Clubes de Matemática. Por fim, a autora destaca a importância do fomento de projetos que visem à prática docente desde os primeiros anos da academia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorLEÃO, Alzenira da Silva-
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_SistemasDeNumeraçãoRegistro.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.