Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Título: | Sistemas de numeração: registro de uma experiência em clubes de matemática |
metadata.dc.creator: | LEÃO, Alzenira da Silva |
Palavras-chave: | Sistemas de Numeração;PIBID;Prática docente |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | LEÃO, Alzenira da Silva. Sistemas de numeração: registro de uma experiência em clubes de matemática. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2019. 74 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332 |
Abstract: | This paper aims to present and systematize the records of the activity entitled Numbering Systems developed in the years 2015 to 2018 by PIBID fellows at the Laboratory of Mathematical Applications-Lapmat, at the Federal University of Western Pará-Ufopa. Having as main references the master dissertation of RODRIGUES (2013) and the book by Georges Ifrah (2005), in which is made a historical contextualization about the main Numbering Systems used by great civilizations in the past. It also discusses the main properties of Positional Systems as well as its advantages over other systems. The experiences of the author and other fellows active in the project from 2015 to 2018 are also discussed regarding its application with students of 9th grade of elementary school and 1st grade of public schools in the city of Santarém-PA. These experiences were recorded in the reports of the fellows who worked in the activity during the years in which it was applied under the Mathematics Clubs project. Finally, the author highlights the importance of fostering projects aimed at teaching practice since the early years of the academy. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar e sistematizar os registros da atividade intitulada Sistemas de Numeração desenvolvida nos anos de 2015 a 2018 por bolsistas PIBID junto ao Laboratório de Aplicações Matemáticas-Lapmat, na Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa. Tendo como principais referências à dissertação de mestrado de RODRIGUES (2013) e o livro de Georges Ifrah (2005), na qual é feito uma contextualização histórica a respeito dos principais Sistemas de Numeração utilizados por grandes civilizações no passado. Também se discorre sobre as principais propriedades dos Sistemas Posicionais bem como as vantagens desse em relação aos demais sistemas. São abordadas ainda as experiências da autora e de outros bolsistas atuantes no projeto nos anos de 2015 a 2018 no que diz respeito à aplicação desta com alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio de escolas públicas da cidade de Santarém-PA, experiências estas registradas nos relatos dos bolsistas que atuaram na atividade durante os anos nos quais a mesma foi aplicada no âmbito do projeto Clubes de Matemática. Por fim, a autora destaca a importância do fomento de projetos que visem à prática docente desde os primeiros anos da academia. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1332 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_SistemasDeNumeraçãoRegistro.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.