Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1334
Título: Um estudo sobre o ensino de equação do 1º grau no 7º na Escola Rosália Nunes
metadata.dc.creator: LIMA, Diego de Sousa
SOUZA, José Silva de
Palavras-chave: Ensino;Educação;Conhecimento;Metodologias
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: LIMA, Diego de Sousa; Souza, José Silva de.Um estudo sobre o ensino de equação do 1º grau no 7º na Escola Rosália Nunes. 2017. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciado em matemática e física) - Instituto de Ciências da Educação - ICED. Programa de Ciências Exatas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém: UFOPA, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1334 Acesso em:
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo para identificar as dificuldades do aprendizado de problemas que envolvem equações do primeiro grau em uma escola na zona rural do município de Mojuí dos Campos, Santarém-PA, com alunos do 7º ano do fundamental. O objetivo da pesquisa é observar a necessidade de proposição de novas metodologias alternativas, considerando a realidade da comunidade, e enfatizar que as mesmas podem ser mais eficazes para o ensino de conteúdos nesta série. O interesse nessa abordagem se deu pelo fato de que o problema de interpretação nestas séries ocorre com frequência nas escolas. Foi abordada uma pesquisa de enfoque qualitativo com os alunos através de um questionário e em seguida foi realizada uma atividade extraclasse aos alunos visando esclarecer dúvidas sobre o assunto e posteriormente aplicadas perguntas subjetivo sobre o tema onde foram destacadas as principais dificuldades na solução de Equações. Com os resultados coletados foi possível observar tais dificuldades na aprendizagem dos alunos considerando a metodologia aplicada pelo professor. Busca-se com estes resultados apresentar alternativas com intuito de minimizar as dificuldades de interpretação dos alunos na solução de problemas relacionados ao conteúdo.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1334
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura Integrada em Matemática e Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UmEstudoSobre.pdf409,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons