Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Título: Análise da gestão do saneamento básico da Mesorregião do Baixo Amazonas
metadata.dc.creator: SOUSA, Bianca Larissa de Mesquita
Palavras-chave: Gestão;Saneamento Básico;Baixo Amazonas;Plano Municipal de Saneamento Básico
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Bianca Larissa de Mesquita. Análise da gestão do saneamento básico da Mesorregião do Baixo Amazonas. Orientadora: Diani Fernanda da Silva Less. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Ambiental) - Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Abstract: The study study sought to conduct an analysis of the basic sanitation performance of Amazonas, a proposed analysis on the indicators of access to basic sanitation services and a model for the provision of basic sanitation services. As part of a service coverage. A survey was carried out with data collection through the consultation of the Information System database for the year 2014, 2015 and 2016. prefectures, and questionnaires for the 15 prefectures of the Municipalities of Baixo Amazonas. After refining the data and analyzing the indicators, the management of sanitation services in the Lower Amazon, the provision of administration services and the form of salaries, population growth and urban demands that require the business model do not management. How to solve for people who meet the needs of a municipality, in a way to do, a municipality, a municipality, a municipality, a municipality, a municipality or a community. of management bodies, since this is a factor that makes it impossible to support and fix services in services. The concessionaire concessionaire is a concessionaire and concessionaire of resources is essential for the needs of retention, as the quality of the concession contracts for the provision of services is essential for a regulatory entity and a good to give the quality of the performance is imperative, is really should be determined rules to the regulating sector, guaranteeing the quality of services rendered and quality of life of the population.
Resumo: O presente estudo buscou realizar a análise da gestão do saneamento básico na Mesorregião do Baixo Amazonas, a análise proposta se constitui quanto a indicadores de acesso aos serviços de Saneamento Básico e ao modelo de prestação dos serviços de Saneamento Básico, permitindo dialogar sobre a relação da gestão dos serviços quanto à cobertura dos serviços. A pesquisa ocorreu com levantamento de dados através da consulta ao banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento referente ao ano de 2014, 2015 e 2016, a fim de completar o levantamento das informações faltantes no SNIS, foram realizadas buscas nos endereços eletrônicos das prefeituras, e enviados questionários para as 15 prefeituras dos Municípios do Baixo Amazonas. Após o refinamento dos dados e análise dos indicadores, constatou-se que os serviços de Saneamento no Baixo Amazonas, são prestados por entidades da Administração Direta e sob forma de concessão, quanto à análise dos indicadores aponta a cobertura dos serviços apresentam poucos avanços, considerando o crescimento da população e suas demandas urbanas sugerindo que a atual gestão do modelo não produziu avanços significativos. Como solução para as questões apresentadas, o campo do planejamento que envolve as políticas de saneamento básico necessitam, conforme a demanda de cada município, de uma qualificação técnica específica ou capacitação das equipa existentes, apesar de ser um desafio é condição necessária para uma participação efetiva dos órgãos gestores, pois este é um fator que impossibilita a sustentação e a fixação de melhorias nos serviços. A definição precisa dos direitos e deveres do poder concedente e da empresa concessionária é essencial para que as exigências sejam cumpridas, assim espera-se melhorar a qualidade dos contratos de concessão para a prestação de serviços funcionem é essencial a presença de uma entidade reguladora e uma boa gestão do saneamento básico, controlar a qualidade na prestação do serviço é imprescindível, como também é preciso estabelecer regras para o setor regulador, garantindo a satisfação quanto aos serviços prestados e qualidade de vida da população.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1352
Aparece nas coleções:ICTA - TCC - Bacharelado em Gestão Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AnáliseDaGestãoDoSaneamento.pdf929,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.