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Título: O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira
metadata.dc.creator: COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhaes do
Palavras-chave: Música;Língua Inglesa.;Ensino.;Revisão sistemática;Educação básica
Data do documento: 15-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: COUTO FILHO, Joelcimar Luiz Magalhães do. O uso de música nas aulas de inglês na educação básica: uma análise da produção científica brasileira. Orientadora: Kátia Lais Schwade de Jesus Oliveira. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356
Abstract: It is not uncommon to find reports of students unmotivated with English language classes in Brazilian basic education. Studies indicate that the use of music in the teaching of English can contribute to improving this situation. Thus, this research, through a systematic literature review, aims to analyze how the use of music in the teaching of English in Brazilian basic education is addressed in academic-scientific research. The systematic review was supported by the StArt tool developed by the Software Engineering Research Laboratory (LAPES), at the Federal University of São Carlos. The research corpus consisted of empirical studies that not only addressed the use of music in teaching English in basic education, but also presented the responses observed in the students participating in the studies to the use of this resource. The results showed that the teachers proposed several musical activities, with different objectives, and that there was a concern to observe and reflect on how the students were receiving the activities with music applied in the English classes, but these reflections were not used to guide decisions regarding the following classes. In conclusion, music can be used in English language teaching as an authentic English language teaching material or as a resource to motivate students and improve the classroom environment, contributing to increase their interest in studying the subject.
Resumo: Não é incomum encontrar relatos de alunos desmotivados com as aulas de língua inglesa na educação básica brasileira. Estudos indicam que o uso da música no ensino de inglês pode contribuir para a melhoria desse quadro. Assim, essa pesquisa por meio de uma revisão sistemática da literatura buscou analisar como o uso da música no ensino da língua inglesa na educação básica brasileira é abordado em pesquisas acadêmico-científicas. A revisão sistemática foi apoiada pela ferramenta StArt desenvolvida pelo laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software (LAPES), da Universidade Federal de São Carlos. O corpus da pesquisa foi constituído por trabalhos de natureza empírica e que não apenas abordavam o uso da música no ensino da língua inglesa na educação básica, mas os quais apresentavam as respostas observadas nos alunos participantes dos estudos ao uso desse recurso. Os resultados mostraram que os professores propuseram diversas atividades musicais, com diferentes objetivos, e que houve preocupação em observar e refletir sobre como os alunos estavam recebendo as atividades com música aplicadas nas aulas de inglês, porém essas reflexões não foram usadas para nortear decisões relativas às aulas seguintes. Em conclusão, a música pode ser utilizada no ensino da língua inglesa como um material autêntico de ensino da língua inglesa ou como recurso para motivar os alunos e melhorar o ambiente da sala de aula, contribuindo para o aumento do interesse deles pelo estudo da disciplina.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1356
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