Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Título: Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind: emoções, literatura e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém
metadata.dc.creator: VASCONCELOS, Sarah Pedroso
Palavras-chave: Literatura;Língua Inglesa;Ensino.
Data do documento: 6-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VASCONCELOS, Sarah Pedroso. Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind: emoções, literatura e o ensino de língua inglesa em uma escola de idiomas em Santarém. OrientadorA: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Abstract: Literature in the educational environment is a possibility that transmits experiences, knowledge, cultures, and new identities, providing the student with different vocabularies and grammatical structures that provide the development of orality, writing and reflections about the world, real or present in books. In this way, this study tried to analyze and reflect the use of literature in English language classes in a language school in Santarem-PA. The study used the work of Raquel Jaramillo Palacio, “Wonder”, first published in 2012, in English classes, adding language teaching and literature. The information was collected from questionnaires regarding the linguistic and literary preferences of the students, oral and written activities, and finally a reflective questionnaire about the students' experience with the classes. The results show that literature can be used in English classes as a way of motivating students to read, write and reflect on the social and school environment where they are inserted, contributing to the expansion of their curiosities and interests.
Resumo: A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este estudo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, Wonder, publicada pela primeira vez em 2012, para aplicar nas aulas de inglês, fazendo junção entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que diziam respeito às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1358
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DiferenteSeusAmigos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.