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Título: Pedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural
metadata.dc.creator: REGO, Eloise Marcele Maia
Palavras-chave: Educação do Campo;CEFFA;Extensão Rural Agroecológica
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: REGO, Eloise Marcele Maia. Pedagogia da alternância e agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural. Orientadora: Danielle Wagner Silva. 20149. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrarias) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
Abstract: This paper aims to discuss the convergence between Alternation Pedagogy and Agroecology with a view to the vocational training of rural young people. In the context of the promotion of Sustainable Rural Development, Rural Education and Agroecology have been discussed by social movements as a right and as a strategy to strengthen rural youth, and the CEFFAS - Family Alternating Training Centers are considered strategic to enable an educational proposal. to the interest of the rural populations. In this sense, the Pedagogy of Alternation emerges as a possibility of formation centered on sharing and interaction between all the subjects involved in the teaching-learning process, in valuing local knowledge, culture and territory. For these characteristics, it dialogues with the assumptions of agroecological rural extension, which favors the inclusion and understanding of Agroecology as a guiding axis in the process of formation of young people.
Resumo: Este trabalho objetiva discutir as convergências entre Pedagogia da Alternância e Agroecologia com vistas à formação profissionalizante de jovens rurais. No contexto da promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, a Educação do Campo e a Agroecologia têm sido discutidas pelos movimentos sociais como direito e como estratégia de fortalecimento da juventude rural, sendo os CEFFAS- Centros Familiares de Formação em Alternância considerados estratégicos para viabilizar proposta educativa voltada ao interesse das populações do campo. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância surge como possibilidade de formação centrada na partilha e na interação entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, na valorização do saber local, da cultura e do território. Por essas características, dialoga com os pressupostos da extensão rural agroecológica, o que favorece a inclusão e a compreensão da Agroecologia como eixo norteador no processo de formação dos jovens.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1590
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