Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Título: Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid- 19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais.
metadata.dc.creator: FERREIRA, Erikson dos Santos
Palavras-chave: Ensino Remoto;Ensino Híbrido;Ensino da Matemática;Ambientes Virtuais de Aprendizagem;Objetos Virtuais de Aprendizagem
Data do documento: 6-Out-2023
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FERREIRA, Erikson dos Santos. Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid-19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais. Orientador: Claudir Oliveira. 2023. 63f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Abstract: This study aims to understand the challenges that mathematics teachers in the western region of Pará faced with impact of the COVID-19 pandemic, focusing specifically on the effectiveness of the Google Meet and Google Classroom platforms within the context of hybrid and remote teaching. To this end, an explanatory qualitative methodology was employed, with data collection carried out exclusively through onlines questionnaires directed at high school teachers from both public and private schools in the western region of Pará, Brazil. The theoretical framework is grounded in BNCC and Cognitive Flexibility Theory, incorporating contemporary studies on Information and Communication Technologies, Virtual Learning Environments, and Virtual Learning Objects. The results indicate that both teachers and students have adapted to a culture of hybrid and remote learning, in which Google Meet plays a crucial role in addressing the educational challenges imposed by the pandemic. In the specific context of mathematics teaching, the study suggests that a deeper mastery of virtual learning environments could further enhance pedagogical benefits.
Resumo: Este estudo visa a compreender os desafios que os professores de matemática da região oeste do Pará enfrentaram com impacto da pandemia de COVID-19 no cenário educacional, focando na eficácia das plataformas Google Meet e Google Classroom no contexto do ensino híbrido e remoto. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa explicativa, com a coleta de dados realizada exclusivamente através de questionários onlines direcionados a professores de ensino médio de escolas públicas e privadas na região oeste do Pará. O referencial teórico se fundamenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, e abrange estudos contemporâneos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos adaptaramse a uma cultura de ensino remoto e híbrido, no qual o Google Meet tem papel crucial para enfrentar os desafios educacionais instaurados pela pandemia. No contexto específico de ensino de matemática, o estudo sugere que um domínio mais aprofundado de ambientes virtuais de aprendizagem pode ampliar os benefícios pedagógicos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1613
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesafiosNoEnsinoRemoto.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.