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Título : Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática
metadata.dc.creator: SILVA, Andrey Camurça da
Palabras clave : Inteligência artificial;ChatGPT;Avaliação;Elaboração de itens;Ensino de matemática
Fecha de publicación : 22-dic-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SILVA, Andrey Camurça da. Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1616
Resumen : Recently, Artificial Intelligence (AI) systems focused on natural language processing have generated a climate of motivation and concerns, especially in the educational context. Chats based on Large Language Models (GML), such as ChatGPT, have the capacity to produce texts in natural language on a wide range of subjects and diverse tasks, such as preparing an item (question) on a specific mathematics subject. In practice, the user can provide conditions, parameters and instructions to the chat, obtaining answers or even new questions on the proposed topic. Considering the potential of these tools, this study investigated the application of free tools that use generative AI in the construction and review of multiple choice items. Methodologically, the research is characterized as applied, of a qualitative and quantitative nature, and is constituted as bibliographic, documentary and experimental. The chats used were ChatGPT, based on the GPT 3.5 Model, and Bing Chat. The study presented natural language guidelines and protocols that can be provided to chats for creating or reviewing math items related to specific skills. Some of the items created from these protocols and tools with a test composed of 20 items that include skills recommended by the Saeb Reference Matrix. This test was answered by 61 students in the 9th year of elementary school at a public school located in the municipality of Terra Santa, Pará. The results indicated that the chats presented problems in all parts of an item: statement, support, command and alternatives. However, chats also demonstrated the ability to understand the skills requested and formulate situations involving them. Some items produced with the help of chats and reviewed by the author showed good discriminatory power, indicating that the tools were useful for the process of preparing mathematics items, as long as they were improved by the teacher/developer.
metadata.dc.description.resumo: Recentemente, sistemas de Inteligência Artificial (IA) voltados para o processamento de linguagem natural geraram um clima de entusiasmo e preocupações, principalmente no contexto educacional. Chats baseados em Grandes Modelos de Linguagem (GML), como o ChatGPT, demonstraram capacidade de produzir textos em linguagem natural sobre uma ampla gama de assuntos e realizar tarefas diversas, como a elaboração de um item (questão) sobre um determinado assunto de matemática. Na prática, o usuário pode fornecer condições, parâmetros e instruções ao chat, obtendo respostas ou até novas perguntas sobre o tema discutido. Considerando o potencial dessas ferramentas, este estudo investigou a aplicação de ferramentas gratuitas que utilizam IA generativa na construção e revisão de itens de múltipla escolha. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como aplicada, de natureza qualiquantitativa, e se constitui como bibliográfica, documental e experimental. Os chats utilizados foram o ChatGPT, baseado no Modelo GPT 3.5, e o Bing Chat. O estudo apresentou orientações e protocolos em linguagem natural que podem ser fornecidos aos chats para a elaboração ou revisão de itens de matemática relacionados a habilidades específicas. Alguns dos itens criados a partir desses protocolos e ferramentas compuseram um teste composto por 20 itens que contemplam habilidades preconizadas pela Matriz de Referência do Saeb. Este teste foi respondido por 61 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Terra Santa, Pará. Os resultados indicaram que os chats apresentaram problemas em todas as partes de um item: enunciado, suporte, comando e alternativas. No entanto, os chats também demonstraram capacidade de compreender as habilidades solicitadas e formular situações que as envolvam. Alguns itens produzidos com o auxílio dos chats e revisados pelo autor mostraram bom poder discriminativo, sugerindo que as ferramentas foram úteis para o processo de elaboração de itens de matemática, desde que aprimoradas pelo docente/elaborador.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1616
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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