Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1637
Title: História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Língua Portuguesa: compreensão dos fenômenos morfossintáticos e semânticos através das tiras de humor
metadata.dc.creator: RABELO, Pablo Rener Ribeiro
Keywords: História em quadrinhos;Morfossintaxe;Semântica;Tiras de humor
Issue Date: 18-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: RABELO, Pablo Rener Ribeiro. História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Língua Portuguesa: compreensão dos fenômenos morfossintáticos e semânticos através das tiras de humor. Orientador: Raimundo Nonato Vieira Costa. 2023. 75 fls. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1637
Abstract: This research work was elaborated with the intention of building a didactic proposal for the Teaching of Portuguese Language in 9th grade classes of elementary school, having as learning focus the analysis of the morphosyntactic and semantic phenomena of the Portuguese language through understanding of the communication mechanisms of comics, in particular, the Humor Strips, due to its dynamic and synthetic language. The main objective of the research proposal was to understand the linguistic phenomena of the Portuguese language through the perception of the expressive resources of the genre under study, promoting an inductive learning of the morphosyntactic and semantic structures that contribute to the production of the comicity of these short narratives. The work had a bibliographic foundation based on theories of Textual Linguistics, with emphasis on the construction of meaning, and Descriptive Linguistics, with a focus on the observation of the functional linguistic system. The research was also based on recent studies on the comic book genre. The theoretical framework was based on the assumptions of Koch (2011), Santos (2002), Kleiman (1989), Ramos (2014), Vergueiro (2010), Higuchi (2002), Mattoso Câmara Jr. (1981), Souza e Silva & Koch (2011).
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa foi elaborado com a intenção de construir uma proposta didática para o Ensino de Língua Portuguesa em turmas do 9º ano do ensino fundamental, tendo como foco de aprendizagem a análise dos fenômenos morfossintáticos e semânticos da língua portuguesa através compreensão dos mecanismos de comunicação das histórias em quadrinhos, em específicos, as Tiras de Humor, em virtude de sua linguagem dinâmica e sintética. O objetivo principal da proposta de pesquisa foi compreender os fenômenos linguísticos da língua portuguesa através da percepção dos recursos expressivos do gênero em estudo, fomentando um aprendizado indutivo das estruturas morfossintáticas e semânticas que contribuem na produção da comicidade destas narrativas curtas. O trabalho teve uma fundamentação bibliográfica pautada em teorias da Linguística Textual, com ênfase na construção do sentido, e da Linguística Descritiva, com enfoque na observação do sistema linguístico funcional. A pesquisa também foi embasada em estudos recentes sobre o gênero História em Quadrinhos. O arcabouço teórico teve como base argumentativa os pressupostos de Koch (2011), Santos (2002), Kleiman (1989), Ramos (2014), Vergueiro (2010), Higuchi (2002), Mattoso Câmara Jr. (1981), Souza e Silva & Koch (2011).
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1637
Appears in Collections:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_HistóriaEmQuadrinhosComoRecurso.pdf1,43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.