Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1676
Título : A educação em tempo integral no município de Belterra/Pa (2009- 2020): uma análise crítica
metadata.dc.creator: LIMA, Glaucilene Sebastiana Nogueira
Palabras clave : Belterra;Educação integral;Amazônia;Pedagogia Histórico-Crítica;Educação em tempo integral;Políticas educacionais
Fecha de publicación : 5-dic-2023
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : LIMA, Glaucilene Sebastiana Nogueira. A educação em tempo integral no município de Belterra/Pa (2009- 2020): uma análise crítica. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2023. 204 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1676
Resumen : The study aimed to analyze the actions that induce integral education implemented in the municipality of Belterra/PA in the period from 2009 to 2020. Education here is understood in the historical movement of society and in the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC). In the methodological procedures, the survey was carried out, followed by the analysis of studies that discuss public educational policies and the relationship of educational times and spaces related to Integral Education. Documentary analysis for the appropriation of the theoretical aspects of the policy, the organizational structure, the financing, the technicalpedagogical, institutional, operational and legal structure of the programs and projects of the actions that induce integral education through legislation, plans (national and municipal), documents from the public domain, statistical data, available on MEC websites, from Inep, IBGE, reports from Fapespa, the PNE Observatory, Todos pela Educação, Educacenso. The empirical documentary research revealed that in Belterra the More Education Program (PME) was implemented in 2012 and, as of 2016, the New More Education Program (PNME) contradicts one of the characteristics of education, since, for learning to happen, continuity is necessary. Integral education is developed in the municipality of Belterra through specific actions, aimed at elementary school II (5th to 9th grade) working from the perspective of extending the time the student stays in school, without taking into account the real organizational, pedagogical and structural conditions of the reality in which it is inserted, thus hurting the precept defended by PHC, that education, in order to be comprehensive, must take place in all stages of the individual's schooling in a continuous and permanent process, in which the extension of time needs to consider the expansion of the formative precepts. We believe that integral education cannot be limited to specific actions and without the support of a pedagogical theory. In this sense, we defend the following thesis: Integral education requires permanent actions and the support of a pedagogical theory. Thus, historical-critical pedagogy, by focusing on omnilaterial and emancipatory education, constitutes an alternative for the realization of integral education. The results show that the programs that induce full-time education in the municipal public network of Belterra present a lack of continuity in actions and the absence of a pedagogical theory that can lead to an integral education in the perspective of emancipatory, omnilateral education, as announced by the Historical-Critical Pedagogy. In this way, we believe that it is possible to overcome the gaps, with the implementation of a public policy focused on integral education, in addition to the extension of the school day. And in which PHC constitutes a reference for the actions developed from the programs.
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetivou analisar as ações indutoras de educação integral implementadas no município de Belterra, Pará, no período de 2009 a 2020. A educação aqui é compreendida no movimento histórico da sociedade e na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Nos procedimentos metodológicos, foi realizado o levantamento, seguido de análise de estudos que discutem as políticas públicas educacionais e a relação de tempos e espaços educativos relacionados à educação integral. A análise documental para a apropriação dos aspectos teóricos da política, a estrutura organizacional, o financiamento, a estrutura técnico- -pedagógica, institucionais, operacionais e legais dos programas e projetos das ações indutoras de educação integral por meio da legislação, de planos (nacionais e municipais), documentos advindos do domínio público, de dados estatísticos, disponíveis em sites do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dos relatórios da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Observatório do Plano Nacional de Educação, Todos pela Educação, Educacenso. A pesquisa empírica documental revelou que em Belterra foi implementado o Programa Mais Educação em 2012 e, a partir do ano de 2016, o Programa Novo Mais Educação entra em contradição com uma das características próprias da educação, uma vez que, para a aprendizagem acontecer, é necessária a continuidade. A educação integral desenvolve-se no município de Belterra por meio de ações pontuais, voltadas ao ensino fundamental II (5º ao 9º ano), trabalhando na perspectiva da ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, sem levar em conta as reais condições organizacionais, pedagógicas e estruturais da realidade em que se insere, ferindo, assim, o preceito defendido pela Pedagogia Histórico-Crítica, de que a educação, para ser integral, deve se dar em todas as etapas da escolaridade do indivíduo, em um processo contínuo e permanente, em que a ampliação do tempo precisa considerar a ampliação nos preceitos formativos. Acredita-se que a educação integral não pode ser limitada a ações pontuais e sem o suporte de uma teoria pedagógica. Nesse sentido, defende-se a seguinte tese: a educação integral requer ações permanentes e o suporte de uma teoria pedagógica. Assim, a Pedagogia Histórico-Crítica, por se voltar para a formação omnilateral e emancipadora, constitui alternativa para que se concretize a educação integral. Os resultados demonstram que os programas indutores de educação em tempo integral da rede pública municipal de Belterra apresentam falta de continuidade nas ações e ausência de uma teoria pedagógica que possa levar a uma educação integral na perspectiva da formação emancipadora, omnilateral, tal como anuncia a Pedagogia Histórico-Crítica. Dessa forma, acredita-se que seja possível superar as lacunas, com a efetivação de uma política pública focada na educação integral, para além da ampliação da jornada escolar, na qual a Pedagogia Histórico-Crítica constitua referencial das ações desenvolvidas a partir dos programas.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1676
Aparece en las colecciones: Teses em Educação na Amazônia (Doutorado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE_AEducaçãoEmTempoIntegral.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.