Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1789
Título : Avanços e desafios da educação superior indígena: um olhar sobre os indígenas da UFOPA oriundos de Jacareacanga-Pa
metadata.dc.creator: CARVALHO, Larissa da Silva
Palabras clave : Educação Superior;Indígena;Participação
Fecha de publicación : 26-ago-2021
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : CARVALHO, Larissa da Silva. Avanços e desafios da educação superior indígena: um olhar sobre os indígenas da UFOPA oriundos de Jacareacanga-Pa. Orientadora: Antônia do Socorro Pena da Gama. 2021. 66 F. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional ) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1789
Resumen : The present work portrays the theme Advances and Challenges of Indigenous Higher Education with a look at UFOPA indigenous people from the municipality of Jacareacanga - Pará, the presence of indigenous people in higher education increased significantly after the implementation by the state and federal government of action policies affirmative, such policies are the result of the struggles of these peoples. With this principle in mind, this work aims to investigate and identify the main advances and challenges experienced by indigenous scholars from UFOPA and what are their future perspectives from their professional / academic training because we understand that they can contribute to their villages outside of it, for example, in political party participation or in social movements. The methodological steps to achieve the proposed objectives, a research classified as exploratory was carried out, the research also used the following methods: bibliographic, documentary and interview by digital platform. The research shows the importance of the Jacareacanga indigenous people and the possibility of contributing to the cultural and, also economic growth of the municipality through occupation in some public agency or through political party participation.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho retrata o tema Avanços e Desafios da Educação Superior Indígena com um olhar sobre alunos e alunas indígenas da UFOPA oriundos do município de Jacareacanga - Pará, a presença dos indígenas no ensino superior aumentou significativamente após a implementação pelo governo estadual e federal de políticas de ações afirmativas, tais políticas são resultado das lutas destes povos. Este trabalho tem como objetivo investigar e identificar os principais avanços e desafios, vivenciados por acadêmicos indígenas da UFOPA e quais são as suas perspectivas futuras a partir de sua formação profissional/acadêmica porque entendemos que eles podem contribuir com suas aldeias fora dela, por exemplo, na participação política partidária ou em movimentos sociais. A metodologia para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória, através dos seguintes métodos: bibliográfico, documental e entrevista com aplicação de questionários via plataforma digital. Esse estudo busca mostrar, a importância dos indígenas de Jacareacanga e a possibilidade de contribuir para o crescimento cultural e, também econômico do município através da ocupação em algum órgão público ou através da participação política partidária.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1789
Aparece en las colecciones: ICS - TCC - Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_AvançosEDesafiosDaEducaçao.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.