Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1799
Título: Clínica de direitos humanos da Ufopa e seu impacto para a formação jurídica da excelência
metadata.dc.creator: SILVA, Laura Geovana Meireles da
Palavras-chave: Ensino Clínico;Método Tradicional de Ensino;Direitos Humanos;Clínicas Jurídicas;Clínicas de Direitos Humanos
Data do documento: 14-Out-2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Laura Geovana Meireles da. Clínica de direitos humanos da Ufopa e seu impacto para a formação jurídica da excelência. Orientadora: Emanuele Nascimento de Oliveira Sacramento. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1799
Abstract: The academic's legal education is mainly marked by the experiences he goes through during his graduation. In this sense, it is urgent to emphasize that, within the legal education system, it is evident that many students are violated by a traditionalist method of learning. Because of this, many other methods have been implemented in law courses, such as clinical teaching, with the intention of making graduation a more complete process and capable of bringing out all possible competences. In this way, the present work will have as its object of study the clinical teaching method in the light of the Human Rights Clinic of the Federal University of Oeste do Pará and will seek to recognize to what extent clinical teaching in law enables an integrative experience between teaching and research. and extension? The methodology that will be used for the development of this work will be bibliographic and qualitative research, exploratory in nature, with analytical-descriptive guidance, through semi-structured transformation with open questions, recovery after informed consent from the interviewees. The general objective will be to analyze the contribution of clinical education in the education of law students and professionals trained by UFOPA, in relation to the desired objectives in order to a) evaluate, based on academic reports, the importance and contribution of the teaching methodology clinical for their academic training; b) Analyze the positive impacts of the academic production of law students and c) analyze the impact of clinical education on the performance of professionals who had contact with the HRC / UFOPA. Such elements will serve to understand the following hypotheses: 1. Does clinical education provide UFOPA law students with an experience that integrates teaching, research and extension? 2. Does the law student who has contact with clinical education have an easy way to develop critical thinking? and 3. After graduation, can the professional who had contact with the clinical method while still in college apply what he learned through the Clinics in his work? As a result, it was found that academics and professionals who were in contact with the method of clinical teaching were able to develop, during their graduation, several skills and abilities that they believe were positive for legal education and that they would not be able to acquire them if were not in contact with the clinical method through the CDH/UFOPA. This point confirms, therefore, that the clinical teaching method is capable of offering excellent legal education.
Resumo: A formação jurídica do acadêmico é marcada, principalmente, pelas experiências pelas quais ele passa durante a sua graduação. Nesse sentido, faz-se premente ressaltar que, dentro do sistema de ensino jurídico, é evidente que muitos alunos são submetidos a um método tradicionalista de aprendizagem. Por conta disso, muitos outros métodos têm sido implementados nos cursos de direito, a exemplo o ensino clínico, com a intenção tornar a graduação um processo mais completo e capaz de aflorar todas as competências possíveis. De tal maneira, o presente trabalho terá como objeto de estudo o método de ensino clínico à luz da Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Oeste do Pará e buscará reconhecer em que medida o ensino clínico em direito possibilita uma experiência integradora entre ensino, pesquisa e extensão? A metodologia que será usada para desenvolvimento do presente trabalho será a pesquisa bibliográfica e qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, mediante entrevistas semiestruturadas com questões em aberto, iniciada após prévio consentimento esclarecido dos entrevistados. O objetivo geral consistirá em analisar a contribuição do ensino clínico na formação acadêmica dos estudantes de direito e dos profissionais formados pela UFOPA, em relação aos objetivos específicos terão como intuito a) avaliar, a partir de relatos dos acadêmicos, a importância e contribuição da metodologia de ensino clínico para a sua formação acadêmica; b) analisar os impactos positivos da produção acadêmica dos estudantes de direito e c) analisar qual o impacto do ensino clínico na atuação dos profissionais que tiveram contato com a CDH/UFOPA. Tais elementos servirão para entender as seguintes hipóteses: 1. O ensino clínico possibilita aos acadêmicos do curso de direito da UFOPA uma experiência que integra ensino, pesquisa e extensão? 2. O acadêmico de direito que tem contato com o ensino clínico tem facilidade em desenvolver o pensamento crítico? e 3. Depois de formado, o profissional que teve contato com método clínico ainda na faculdade consegue aplicar em seu trabalho o que aprendeu através das Clínicas? Como resultado averiguou-se que os acadêmicos e profissionais que estiveram em contato com o método de ensino clínico conseguiram desenvolver, no decorrer de sua graduação, diversas competências e habilidades que julgam terem sido positivas para a formação jurídica e que não conseguiriam adquiri-las se não estivessem em contato com o método clínico através da CDH/UFOPA. Tal ponto corrobora, portanto, que o método de ensino clínico é capaz de oferecer uma formação jurídica de excelência. Palavras-
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1799
Aparece nas coleções:ICS - TCC - Bacharelado em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ClinicaDeDireitosHumanos.pdf696,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.