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Título: Educar para a informação: a importância de formar professores em educação midiática e no combate à desinformação
metadata.dc.creator: CAVALCANTE, Márcio Darlen Lopes
Palavras-chave: Educação Midiática;Formação de Professores;Desinformação
Data do documento: 28-Mar-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CAVALCANTE, Márcio Darlen Lopes. Educar para a informação: a importância de formar professores em educação midiática e no combate à desinformação. Orientação: José Ricardo e Souza Mafra. 2024. 204 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1831
Abstract: In the current scenario of extreme polarization, "Fake News", disinformation and misinformation are proliferating, phenomena intensified by the information systems of large digital platforms. In this context, personal opinion often overrides the factuality of the news, generating a paradox in which expanded freedom of expression is confronted with the need to delineate its limits. The research in question problematizes how to train teachers to mediate teaching and learning processes, guided by the context of Media Education, that understand, identify and combat disinformation. The aim of this thesis is to discuss an approach to initial teacher training in Media Education, implementing and analyzing pedagogical practices that incorporate strategies to combat disinformation, with students on degree courses at the Federal University of Western Pará - UFOPA. As the research is guided by the development of practical solutions, the methodological approach proposed is Design Based Research - DBR, which is a method based on the epistemology of Design Science and Design Science Research, also aligned with the Theory of Psychological Inoculation as a possible path for this implementation. The results of the research pointed to the lack of knowledge of teachers in initial training about the concept of Media Education, but when these future teachers come to understand it, they become able and willing to incorporate it into their teaching practices. In addition, we consider it feasible to implement Media Education from a transversal perspective, confirming that teachers have difficulties in identifying true and false information, due to the complexity of the phenomenon of disinformation and that the use of digital games, based on the Inoculation Theory, contributes to teachers understanding the main approaches to psychological persuasion, developing psychological "immunity" against on line disinformation.
Resumo: No atual cenário de polarização extrema, proliferam as “Fake News”, desinformação e má informação, fenômenos intensificados pelos sistemas informativos de grandes plataformas digitais. Neste contexto, a opinião pessoal frequentemente sobrepõe-se à factualidade das notícias, gerando um paradoxo onde a liberdade de expressão ampliada confronta-se com a necessidade de delinear seus limites. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese discutir uma abordagem de formação inicial de professores em Educação Midiática, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, com alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. Os resultados da pesquisa apontaram para o desconhecimento dos professores em formação inicial, sobre o conceito da Educação Midiática, porém quando esses futuros professores passam a compreendê-la, tornamse aptos e disponíveis para incorporá-las em suas práticas docentes. Além disso, consideramos viável a implementação da Educação Midiática numa perspectiva transversal, confirmando que professores tem dificuldades em identificar informações verdadeiras e falsas, devido à complexidade do fenômeno da desinformação e que a utilização de jogos digitais, baseados na Teoria da Inoculação, contribuem para que professores compreendam as principais abordagens de persuasão psicológica, desenvolvendo “imunidade” psicológica contra desinformação on line.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1831
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