Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Title: | Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias |
Keywords: | Sistemas de numeração;Matemática – Estudo e ensino;Matemática - Metodologia |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citation: | RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias. Sistemas de numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. Orientador: Hugo Alex Diniz. 2013. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200 |
Appears in Collections: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_SistemaDeNumeração.pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License