Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Título : Os contos amazônicos em sala de aula: uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural
metadata.dc.creator: RAMOS, Francisca Daniele Sousa
Palabras clave : Literatura Brasileira de Expressão Amazônica;Contos Amazônicos;Leitura Literária;Valorização cultural
Fecha de publicación : 13-jun-2024
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : RAMOS, Francisca Daniele Sousa. Os contos amazônicos em sala de aula: uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Intituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Resumen : This research entitled Amazonian short stories in the classroom: A methodological proposal to promote reading and cultural appreciation arose from the need to include Brazilian literature of Amazonian expression in Portuguese language teaching in the final years of elementary school, in particular the literary production of Amazonian writers. Its general aim is to promote the reading of Amazonian short stories in order to develop the reading practices of students in the 8th year of elementary school, as well as contributing to the (re)knowledge and appreciation of the socio-cultural elements of the region. The reason for carrying out this study is to bring Amazonian writers and literature closer to the school context, since the teaching of Portuguese should not be dissociated from the teaching of Literature. To achieve the desired results, we used bibliographical, qualitative and participant research. In this way, we developed a study looking at the short stories produced by Amazonian writers, through a pedagogical intervention proposal carried out with 8th grade students from a school located in the northern part of the city of Manaus, in the state of Amazonas. Considering the local artistic and literary expressiveness, there was a need to limit this research to Amazonian short stories, including the works of short story writers Arthur Engrácio, Milton Hatoum, Astrid Cabral and Carlos Gomes. We therefore intend to promote knowledge of the writers, their narratives and their themes, thus resulting in teaching that is more meaningful and closer to the students' reality. The main theorists behind this research were: Andruetto (2007), Bértolo (2014), Britto (2015/2012), Candido (2011), Colomer (2007), Lajolo (2001), Souza (2010), Loureiro (2015/2001), Telles (2021), as well as other research carried out as part of Profletras that dialogues with this theme.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa intitulada Os contos Amazônicos em sala de aula: Uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural surgiu da necessidade de se contemplar no ensino de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental anos finais, a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, em particular, a produção literária de escritores amazonenses e tem como objetivo geral promover a leitura de Contos Amazônicos, a fim de desenvolver as práticas de leitura dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, além de contribuir para o (re) conhecimento e a valorização dos elementos socioculturais da região amazônica. A razão para a realização deste estudo se justifica em aproximar os escritores e a literatura amazônica do contexto escolar, uma vez que o ensino de Língua Portuguesa não deve estar dissociado do ensino de Literatura. Para alcançar os resultados pretendidos utilizamos a pesquisa bibliográfica, qualitativa e a participante. Dessa forma, desenvolvemos um estudo contemplando os contos produzidos por escritores amazonenses, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica realizada com os alunos do 8º ano de uma escola localizada na zona Norte da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Considerando a expressividade artística e literária local, houve a necessidade de delimitar esta pesquisa aos Contos Amazônicos, contemplando as obras dos contistas: Arthur Engrácio, Milton Hatoum, Astrid Cabral e Carlos Gomes. Pretendemos, portanto, a partir desta, promover o conhecimento dos escritores, de suas narrativas, de suas temáticas, refletindo-se assim, em um ensino mais significativo e mais próximo à realidade dos alunos. Os principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Andruetto (2007), Bértolo (2014), Britto (2015/2012), Candido (2011), Colomer (2007), Lajolo (2001), Souza (2010), Loureiro (2015/2001), Telles (2021), além de outras pesquisas realizadas no âmbito do Profletras que dialogam com esse tema.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2134
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERT_OsContosAmazônicosEmSalaDeAula.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.