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Título: Formação em saúde coletiva: desafios e experiências em uma universidade no Oeste do Pará
metadata.dc.creator: VINENTE, Viviane Figueiredo
Palavras-chave: Saúde Pública;Sistema Único de Saúde;Educação superior
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VINENTE, Viviane Figueiredo. Formação em saúde coletiva: desafios e experiências em uma universidade no Oeste do Pará. Orientadora: Elaine Cristiny Evangelista dos Reis. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2162
Abstract: Introduction: This study was conducted in Santarém, in western Pará, where the Federal University of Western Pará (Ufopa) is located and its presence in Santarém, is established amid difficulties of access to health services in the region. Ufopa has been building a space to face obstacles in relation to health, taking into consideration important milestones within Public Health, involving the different knowledge and practices of the population, such as the completeness and equity of the Unified Health System (SUS), trying to overcome the biologicist idea and the hegemonic clinical model, emphasizing the social valorization, the bond between population and health professionals and the establishment of a basic attention focused on the logic of care and not the disease. The creation of the Bachelor of Public Health (BSC) course was structured based on the pedagogy of autonomy, emphasizing the formation of critical and reflective students in order to respond to the current demands of SUS. Objective: To analyze the training in Collective Health at a University in Western Pará. Materials and Methods: This is a qualitative, descriptive research of the type experience report on the training of professionals in Collective Health, regarding the challenges found in University in Western Pará. To organize the records, the study objectives and formulation of categories were used as a guiding basis: academic experiences of teaching, extension and research, challenges of collective health education and contributions from the Sanitarist, based on experiences and observations of the author in the internships and other activities. Results: BSC is an example of training that intertwines the technique to work in management spaces, attention, and has a deeper look at health care, at a time when most professionals act in a fragmented manner. Although this course does not have the necessary recognition in some bodies, some health sectors already know it and know how to direct the intern to the activities in the BSC competence service, contributing to its formation. Final Considerations: There is a need to broaden information about the Collective Health professional, so that it is known what their roles in the SUS and the need for them in the system so that they can act as a strategic actor, being this professional of paramount importance in promoting, prevention, health recovery, as well as reducing the workload of other professionals.
Resumo: Introdução: Este estudo foi realizado em Santarém, no Oeste do Pará, onde situa-se a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a presença da mesma em Santarém, é firmada em meio às dificuldades no acesso aos serviços de saúde na região. A Ufopa vem construindo um espaço voltado para enfrentar obstáculos em relação à saúde, levando em considerações marcos importantes dentro da Saúde Coletiva, envolvendo os diferentes saberes e práticas da população, como a integralidade e a equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), tentando superar a ideia biologicista e do modelo clínico hegemônico, dando ênfase na valorização social, no vínculo população e profissionais da saúde e o estabelecimento de uma atenção básica voltada para a lógica do cuidado e não da doença. A criação do curso de Bacharelado em Saúde Coletiva (BSC), foi estruturado com base na pedagogia da autonomia, dando ênfase em formar discentes críticos e reflexivos a fim de responder as demandas atuais do SUS. Objetivo: Analisar a formação em Saúde Coletiva em uma Universidade no Oeste do Pará. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo relato de experiência sobre a formação do profissional em Saúde Coletiva, a respeito dos desafios encontrados em uma Universidade no Oeste do Pará. Para organizar os registros, foram utilizados como base de orientação os objetivos do estudo e formulação de categorias: experiências acadêmicas de ensino, extensão e pesquisa, desafios da formação em saúde coletiva e contribuições do Sanitarista, a partir das vivências e nas observações da autora nos estágios e demais atividades. Resultados: O BSC é um exemplo de formação que entrelaça a técnica para atuar em espaços de gestão, de atenção, e tem um olhar mais aprofundado para o cuidado em saúde, num momento em que grande parte dos profissionais atuam de forma fragmentada. Ainda que, este curso não tenha o reconhecimento necessário em alguns órgãos, alguns setores em saúde já o conhecem e sabem como direcionar o estagiário para as atividades no serviço de competência do BSC, contribuindo na formação do mesmo. Considerações Finais: Há necessidade de ampliar informações sobre o profissional em Saúde Coletiva, de modo que se conheça quais as atribuições deste no SUS e a necessidade dos mesmos no sistema para que possam atuar como ator estratégico, sendo este profissional de suma importância na promoção, prevenção, recuperação da saúde, quanto na diminuição da sobrecarga de trabalho de outros profissionais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2162
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