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Título: A Educação Escolar e a Sociedade em Itaituba-PA no Processo de Expansão da Economia Extrativista Mineral
metadata.dc.creator: PESCARIA, Carolina Whitaker
Palavras-chave: Educação;Sociedade;Processo extrativista mineral
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PESCARIA, Carolina Whitaker. A educação escolar e a sociedade em Itaituba-PA no processo de expansão da economia extrativista mineral. Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/226. Acesso em:.
Abstract: Schooling is discussed here as research object in the municipality of Itaituba-PA, problematized on the relation of this town with the socioeconomical context generated by gold exploitation. Firstly the historical construction of Itaituba town society is presented after rubber and gold times. The land where the town of Itaituba is located today used to be occupied essentialy by indigenous peoples – Mundurukú and Maués -, suffering colonization by Europeans, mainly the Portuguese. As labor relations have changed along the years and so has the educational process – maily the institutionalized – trying to answer new organizational demands. Itaituba has been built up from actions that didn‟t prioritize social development, as well as in other regions where extractive exploitation prevails in economy. The study presents a general overview of education from 1970 to 1995, based on available data, highlighting the quantities of school units, enrolled students and teachers working in the education system. The methodology consisted of a historical study that tries to understand the relation between society and education after changes in the economic base, however, paying closer attention to local aspects of the perceptions of some subjects about the school evolving path of Itaituba. The question that guides this research questions how the development of education occurred during the mineral extractive period in the municipality of Itaituba-Pa. Thus, semistructured interviews were used with teachers who work in that town, aiming to raise information about the history of local education, trying to identify whether School Education reflects or not nuances of labor exploitation by capital. We have highlighted the extrativist gold process – consequently its evolution -, where miners make up the workforce exploited seamlessly by capital, and, for the illusion of getting rich fast, s/he stays longer, making up a family or helping form a village that claims school education but that are not put under appropriate circustamces for this service. And, when they‟re implemented, schools start being part of system that feeds the economic one. By doing so, this study confirms the understanding that schooling in the burguoise way legitimates the dominating class interests, and those values start being internalized instead of existing a critical awareness about work exploitation by capital.
Resumo: Discute-se enquanto objeto de pesquisa, a educação escolar no município de Itaituba-Pa, problematizada a partir da relação desta com o contexto socioeconômico gerado pela atividade extrativista do ouro. Inicialmente apresenta-se a construção histórica da sociedade do município nos períodos da borracha e do ouro. O território onde hoje está localizado o município de Itaituba era ocupado essencialmente por povos indígenas - Mundurukú e Maués -, sofrendo a colonização pelos europeus, principalmente portugueses. Conforme as relações de trabalho passaram por mudanças ao longo da história, e o processo educacional - principalmente o institucionalizado - foi sofrendo modificações, buscando atender as novas exigências organizacionais. Itaituba foi sendo construída a partir de ações que não priorizaram o desenvolvimento social, como em outras regiões onde a exploração extrativista predomina na economia. O estudo apresenta um quadro geral da educação do período de 1970 até 1995, com base nos dados disponíveis, evidenciando os quantitativos de unidades escolares, alunos matriculados e professores atuantes na rede de ensino. A metodologia consistiu em um estudo histórico buscando compreender a relação sociedade e educação a partir das mudanças na base econômica, porém, dando maior atenção aos aspectos locais da percepção de alguns sujeitos sobre a trajetória evolutiva escolar de Itaituba. A questão que norteia essa pesquisa questiona de que forma ocorreu o desenvolvimento da educação durante o período econômico extrativista mineral no município de Itaituba-Pa. Foram realizadas, também, entrevistas com roteiro semi-estruturado com professores atuantes na cidade, com o objetivo de elencar informações sobre a história da educação local, buscando como objetivo principal identificar se a Educação Escolar reflete ou não as nuances da exploração do trabalho pelo capital. Evidenciamos o processo extrativista aurífero – consequentemente sua evolução -, onde o garimpeiro constitui a mão de obra explorada pelo capital sem ter essa percepção, e, da ilusão do enriquecimento rápido inicial vai ficando mais tempo constituindo família ou ajudando a formar um povoado que demanda educação escolar, mas não estão postas as condições objetivas para o atendimento. E, quando são implantadas, as escolas passam a fazer parte da engrenagem que alimenta o sistema econômico. Desta forma, o estudo confirma o entendimento de que a escola nos moldes burguês legitima os interesses da classe dominante, passando a existir a internalização desses valores e não uma consciência crítica da exploração do trabalho pelo capital.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/226
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