Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2274
Título : A formação estética literária com estudantes do 6º ano: limites e possibilidades.
metadata.dc.creator: CRUZ, Francisca Oliveira da
Palabras clave : Leitura;Literatura;Estética;Educação escolar
Fecha de publicación : 16-sep-2024
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : CRUZ, Francisca Oliveira da. A formação estética literária com estudantes do 6º ano: limites e possibilidades.. Orientador: Zair Henrique Santos. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2274
Resumen : This dissertation is linked to the Study, Research, and Intervention Group in Reading, Writing, and Literature in School (LELIT) and to the Professional Master's Program in Letters - PROFLETRAS. The aim is to observe how aesthetic education in schools, systematically conducted through literature, can contribute to the holistic development of human beings, considering the context in which it occurs. It examines the functionality, efficiency, and diversity of such activities, specifically the ways of providing aesthetic experiences, while pointing out possibilities and limitations encountered in the teaching process of literary aesthetic experience in schools. This empirical-interventionist research, therefore a participatory research, was conducted in a municipal school in Altamira / PA. The intervention involved a mediation proposal called "One Reading for Each Day," designed and implemented by the teacher/researcher in two 6th-grade classes. This intervention focused on the study of literary aesthetics, aiming to expose students to literary texts and audiovisual productions that interact with each other, emphasizing the aesthetic value these texts hold in shaping the holistic development of individuals. The research corpus consisted of Portuguese language classes and the pedagogical practices themselves, documented meticulously through video recordings, images, and diary entries (both by the teacher and the students). The research followed Minayo's (2009) assumptions and comprised three stages: 1. exploratory phase; 2. fieldwork; 3. analysis and treatment of empirical and documentary material. The findings underscore the importance of literary engagement and the relevance of literary aesthetic experience through the study and reading of literary texts in child development across all aspects, especially in the formation of their personality through aesthetic development and critical thinking. This fosters reflection on their own values and beliefs, as well as those of the society to which they belong. The results also highlight the need for continuous teacher training, a fundamental element for enabling a more comprehensive, dynamic, and reflective approach in educational practices.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em LetrasPROFLETRAS. O objetivo consistiu em observar como a formação estética na educação escolar, realizada de forma sistemática por meio da literatura, pode contribuir com a construção do ser humano de forma omnilateral e, considerando o contexto em que se dá, examinar a funcionalidade, a eficiência, a diversidade desse tipo de atividade, ou seja, os modos de proporcionar experiência estética, apontando possibilidades e limitações encontradas no desenvolvimento do processo de ensino da experiência estética literária na escola. A pesquisa de natureza empírica-interventiva, portanto pesquisa participante, aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira-PA. A intervenção foi feita através de uma proposta de mediação, denominada Uma leitura para cada dia; foi pensada e aplicada pela professorapesquisadora em duas turmas de 6º ano. Nesta intervenção, abordamos o estudo da estética literária, buscando proporcionar aos alunos contato com textos literários, produções audiovisuais que interagem entre si e com o valor estético que estes têm em relação ao aspecto formador holístico do indivíduo. A corpora desta pesquisa foram as aulas de Língua Portuguesa, o próprio fazer pedagógico, registrados pontualmente através de vídeo, imagens e anotações em diários de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). As etapas da pesquisa seguiram os pressupostos de Minayo (2009) e dividiram-se em três: 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. análise e tratamento de material empírico e documental. Os resultados apontam para a importância do contato com a literatura e a relevância da vivência estética literária por meio do estudo e da realização das leituras de textos literários, em relação à formação da criança em todos os aspectos, especialmente na construção de sua personalidade, por meio do desenvolvimento estético e da capacidade crítica, garantindo a reflexão sobre seus próprios valores e crenças, assim como os da sociedade a que pertence; apontam também para a necessidade da formação continuada do docente, elemento fundamental para uma maior possibilidade de um trabalho pedagógico voltado para uma abordagem mais integral, dinâmica e reflexiva.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2274
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERT_AFormaçãoEstéticaLiterária.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.