Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2275
Título: Influência da oralidade na escrita de estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola Pedro Relegado de Sousa em Porto de Moz – PA: ausência e excesso de espaço em branco, como intervir?
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Joel de Sousa
Palavras-chave: Oralidade;Escrita;Hipossegmentação;Hipersegmentação;Ortografia
Data do documento: 25-Out-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ALMEIDA, Joel de Sousa. Influência da oralidade na escrita de estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola Pedro Relegado de Sousa em Porto de Moz – PA: ausência e excesso de espaço em branco, como intervir?. Orientador: Raimundo Nonato Vieira Costa. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto de Ciências da Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2275
Resumo: Este trabalho dissertativo tem como tema o aprendizado da escrita e tem por objetivo analisar casos de hipossegmentação e hipersegmentação presentes em textos escrito de forma espontânea por estudantes do 6º ano do ensino fundamental da escola Pedro Regalado Antônio de Sousa em Porto de Moz-Pá; bem como problematizar a ausência e excesso de espaço em branco verificado na escrita destes estudantes e propor atividades didáticas com finalidade de melhorar a escrita desses estudantes; verificar como a influência da oralidade interfere no ato da escrita e ponderar sobre o papel que o profissional da educação, na condição de professor, em especial da língua materna, tem para que esses “erros” sejam atenuados é fundamental no progresso estudantil desses estudantes. Assim, é prerrogativa fundamental que o professor de Língua Portuguesa conheça e domine a teoria que abrange sua área de atuação. Ainda que todo processo de averiguação a respeito dos casos de hipossegmentação e hipersegmentação em sala de aula, se deu pós período da pandemia da COVID-19, todas as cautelas de prevenção foram adotadas. Também foi utilizada coleta de informações utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, direcionadas aos estudantes, responsáveis dos estudantes e professores da turma. Diante dos resultados obtidos foram propostas atividades interventivas no intuito de minimizar as dificuldades encontradas na escrita dos estudantes. Para tanto, tomou-se como pressuposto teórico trabalhos de: Silva (1994), Cagliari (1999, 2009, 2012), Capistrano (2007), Marcuschi (2010) e outros.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2275
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT_Influência da oralidade na escrita.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.