Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2371
Título : O uso de fanfiction em aulas de inglês como língua adicional
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Raquel Rutowitcz do
Palabras clave : Fanfiction;Língua inglesa – Estudo e Ensino;Leitura;Escrita
Fecha de publicación : 16-may-2024
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : NASCIMENTO, Raquel Rutowitcz do. O uso de fanfiction em aulas de inglês como língua adicional. Orientadora: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2371
Resumen : The use of technological resources in the classroom allows students and teachers to have more dynamic classes, while the content is being taught and learned. It also makes it possible to expand English language learning skills such as listening, speaking, reading, and writing. It is also relevant to point out that there are several applications and websites available in the virtual environment that have the attention of young people, therefore, reading and writing platforms are highly sought after as they are a way to democratize access to education and culture. Therefore, the research also indicated that in the educational context the Information and Communication Technologies (ICTs) and fanfiction are connected by understanding that fanfic typically happens within the technological realm and allows the sharing of information and communication among diverse individuals. Thus, the present study investigated, through qualitative research of an interpretative nature, through data generated from a single questionnaire with six subjective questions, to understand the use of fanfictions in English classes as an additional language from the perspective of young teachers in the city of Santarém in Pará. The results showed that fanfic can be used as an excellent incentive for students in their process of learning a new language, since it can stimulate reading, writing, and the formation of critical thinking that goes beyond traditional methodologies.
metadata.dc.description.resumo: A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula possibilita ao aluno e ao professor aulas mais dinâmicas, ao passo que o conteúdo é ensinado e aprendido. Torna viável também a ampliação de habilidades de aprendizagem da língua inglesa como o listening, speaking, reading e writing. É pertinente indicar também que existem diversos aplicativos e sites presentes no meio virtual que têm a atenção dos jovens, por conseguinte, as plataformas de leitura e escrita são muito visadas pois é uma forma de democratizar o acesso à educação e à cultura. Dessa forma, este estudo apontou também que aplicado em contexto educacional, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) e as fanfictions estão interligadas ao compreendermos que fanfics, geralmente, acontecem no espaço tecnológico e permite o compartilhamento de informação e comunicação entre diversas pessoas. Assim, o presente estudo investigou por meio de pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, através de dados gerados a partir de um questionário único com seis perguntas subjetivas, compreender o uso de fanfictions em aulas de inglês como língua adicional sob o viés de jovens professores da cidade de Santarém no Pará. Os resultados apontaram que a fanfic pode ser usada como um excelente incentivo ao aluno em seu processo de aprender uma nova língua, uma vez que pode estimular a leitura, escrita e formação de pensamentos críticos que vão além das metodologias tradicionais.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2371
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_OUsoDeFanfictionEmAulas.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.