Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Título: A literatura como estratégia de promoção da leitura na aldeia indígena Arimum
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Arielzes Lopes
Palavras-chave: Leitura;Educação;Arimum;Escola indígena
Data do documento: 17-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Arielzes Lopes. A literatura como estratégia de promoção da leitura na aldeia indígena Arimum. Orientador: Zair Henrique Santos. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Abstract: This work presents the results of a research carried out in the Arimum Community/Aldeia, Rio Arapiuns, which aims to investigate the situation of how reading manifests itself in community education. In this way, we seek to identify how the awakening of interest in reading occurs in a distant place, involving both indigenous and non-indigenous people in the community, in the school context. For this, field research was used as a way of understanding the situation in which the students were inserted, managing to achieve the research objectives. The theoretical contribution of the work is based on the postulations of Freire (1994, 2006), Rodrigues and Ferreira (2016), Lajolo (1994), Silva (1995), Coll, Palacios & Marchesi (1995), etc. Classes were taught with a focus on reading and student participation, without neglecting the pedagogical approach that seeks to reconcile the natives' experiences with their traditions. The books used in the village were chosen to add value both internally and externally to the community, considering indigenous and non-indigenous students. Furthermore, the work identifies the parallel between studying and working to survive, which represents a challenge for immersion in a suitable school environment for students at Aldeia Arimum.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na Comunidade/Aldeia Arimum, Rio Arapiuns. Tem como objetivo investigar a situação de como a leitura se manifesta na educação da comunidade. Busca-se identificar como ocorre o despertar do interesse pela leitura em um lugar distante, envolvendo tanto os indígenas quanto os não indígenas na comunidade, no contexto escolar. Para isso, utilizou-se a pesquisa de campo como forma de compreender a situação em que os estudantes estavam inseridos, conseguindo alcançar os objetivos da pesquisa. O aporte teórico do trabalho baseia-se nas postulações de Freire (1994, 2006), Rodrigues e Ferreira (2016), Lajolo (1994), Silva (1995), Coll, Palacios & Marchesi (1995) etc. As aulas foram ministradas com foco na leitura e na participação dos estudantes, sem negligenciar o viés pedagógico que busca conciliar a vivência dos nativos com suas tradições. Os livros utilizados na aldeia foram escolhidos visando agregar valores tanto internos quanto externos à comunidade, considerando os estudantes indígenas e não indígenas. Além disso, o trabalho identifica o paralelo entre estudar e trabalhar para sobreviver, o que representa um desafio para a imersão em um ambiente escolar adequado para os alunos da Aldeia Arimum.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2372
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALiteraturaComoEstratégia.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.