Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/238
Título: Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual em Santarém-PA
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Herlison Nunes de
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional;Lesson Study;Pesquisa de aula;estudos de aula;Escola Pública;Educação Básica;Amazônia
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Herlison Nunes de. Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual em Santarém-PA. Orientador: Nilton Varela Hitotuzi. 2018. 214f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/238. Acesso em:.
Abstract: The present study presents the results of the application of a Lesson Study cycle in a state public school in the city of Santarém-PA. The purpose of this study was to identify contributions to the professional development that three English teachers participating in the research attribute to the use of the Lesson Study. As specific objectives, the study aimed to: (a) identify the professional development actions and activities that the teachers involved in the research have access to or usually participate in; (b) identify the impressions produced by the participating teachers in relation to the Lesson Study practice; (c) describe how the participation of teachers occurred during Lesson Study activities; and (d) identify the main difficulties teachers face in their participation in Lesson Study activities. This qualitative research is characterized as a case study (YIN, 1984), in the participant observation modality (MAY, 2004; QUEIROZ et al., 2007), and observed the following methodological procedures: bibliographic review and field research with the following steps: (i) formative meetings on Lesson Study and (ii) implementation of a Lesson Study cycle with two iterations of a research lesson. For the collection of data we use the following methods: 1) record of observations made by the researcher; 2) audio and video recording of all phases of application of the Lesson Study; 3) semi-structured interviews before and after the application of the Lesson Study cycle; 4) Lesson Study reflection logs (STEPANEK et al., 2007); and 5) chat log via Whatsapp. The data were analyzed through thematic analysis (GUEST; MACQUENN; NAMEY, 2011). Our discussion has as theoretical support authors such as Nóvoa (1999; 2009), Shulman (1986), Lewis (2012) Cerbin and Kopp (2011), Stepanek et al. (2007), Lave and Wenger (1991). On the one hand, the results show that the teachers considered the teamwork provided by the Lesson Study as a factor of extreme relevance, allowing them to reflect on the quality of their teaching practice for effective student learning. The results point, on the other hand, some difficulties for the participation of the teachers, as the lack of time due to the excessive workload. In spite of this, the teachers favored the diffusion of the methodology in Brazil, concomitant with transformative actions in the educational system.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da aplicação de um ciclo da Lesson Study em uma escola pública estadual na cidade de Santarém-PA. O estudo a que se vincula a aplicação teve como objetivo geral identificar contribuições para o desenvolvimento profissional que três professores de inglês participantes da pesquisa atribuem ao uso da Lesson Study. Como objetivos específicos, o estudo almejou: (a) identificar as ações e atividades de desenvolvimento profissional a que os professores envolvidos na pesquisa têm acesso ou de que costumam participar; (b) identificar quais as impressões produzidas pelos professores participantes em relação à prática de Lesson Study; (c) descrever como se deu a participação dos professores durante as atividades da Lesson Study; e (d) identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no que se refere à sua participação nas atividades da Lesson Study. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, se caracteriza como um estudo de caso (YIN, 1984), na modalidade observação participante (MAY, 2004; QUEIROZ et al., 2007), e observou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica e pesquisa de campo com as seguintes etapas: (i) reuniões formativas sobre Lesson Study e (ii) implementação de um ciclo da Lesson Study com duas iterações de uma aula de pesquisa. Para a coleta de dados utilizamos os seguintes métodos: 1) registro de observações realizado pelo pesquisador; 2) gravação em áudio e vídeo de todas as fases de aplicação da Lesson Study; 3) entrevistas semiestruturadas antes e após a aplicação do ciclo da Lesson Study; 4) logs de reflexão da Lesson Study (STEPANEK et al., 2007); e 5) log de conversas via Whatsapp. Os dados foram analisados através de análise temática (GUEST; MACQUENN; NAMEY, 2011). Nossa discussão tem como suporte teórico os pensamentos de autores como Nóvoa (1999; 2009), Shulman (1986), Lewis (2012) Cerbin e Kopp (2011), Stepanek e colaboradores (2007), Lave e Wenger (1991). Por um lado, os resultados demonstram que os professores consideraram o trabalho em equipe propiciado pela Lesson Study como um fator de extrema relevância, tendo em vista que os possibilitou a refletir sobre a qualidade da sua prática docente para o efetivo aprendizado dos alunos. Os resultados apontam, por outro lado, algumas dificuldades para a participação dos professores, como a falta de tempo devido à carga de trabalho excessiva. A despeito disso, os professores foram favoráveis a difusão da metodologia no Brasil, concomitante a ações transformadoras no sistema educacional.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/238
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_LessonStudyExperiência.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons