Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2381
Title: | Avaliação da aprendizagem de língua portuguesa e literatura no ensino fundamen- tal II: uma perspectiva da avaliação mediadora |
metadata.dc.creator: | CASTRO, Gilza dos Santos |
Keywords: | Língua Portuguesa – Estudo e ensino;Literatura – Estudo e ensino;Ensino e Aprendizagem;Ensino Fundamental;Estratégias avaliativas;Avaliação da Aprendizagem |
Issue Date: | 21-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citation: | CASTRO, Gilza dos Santos. Avaliação da aprendizagem de língua portuguesa e literatura no ensino fundamen- tal II: uma perspectiva da avaliação mediadora. Orientador: Washington Luís dos Santos Abreu. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2381 |
Abstract: | This article outlines the question of using strategies of literature and Portuguese language learning assessment, based on reflections driven by experience in a network state school at the city of Santarém. It is a bibliographic and field research with descriptive and qualitative analysis. This study aims to know whether the way in which assessment strategies are being used has promoted the Portuguese language and literature learning process or just the measurement of school grades. Therefore, the objectives outlined are aimed at answering the following question: do assessment strategies promote the learning process of Portuguese language and literature in secondary elementary school? The methodology followed steps that were divided into a bibliographic review based on authors as Luckesi (2011), Both (2008), Hoffmann (2011). Also, in an application of a questionnaire to two teachers, one from the Year-6 and the other from the Year-9, and in an analysis of questionnaires. As a result, it was possible to verify that summative assessment is the most adopted, generally organized in tests and exams, as well as, it was evident that the form of assessment does not take into account the particularities of the students. It was concluded that continuous and procedural assessment aligned with what the perspective of mediating assessment proposes can be an alternative, as, following this direction, it contributes to learning taking place based on dialogue and reflections between teacher and student. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo aborda a questão do emprego de estratégias de avaliação da aprendizagem de língua portuguesa e literatura, partindo de reflexões impulsionadas pela vivência em uma Escola da Rede Estadual de Santarém. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de cunho descritivo e qualitativo. O objetivo é saber se a forma como as estratégias avaliativas estão sendo empregadas têm promovido a aprendizagem de língua portuguesa e literatura ou apenas a aferição de notas. Para isso, os objetivos traçados afunilam para responder o seguinte questionamento: as estratégias avaliativas promovem a aprendizagem de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental ll? A metodologia seguiu etapas que se dividiram em revisão bibliográfica embasada em autores como Luckesi (2011), Both (2008) Hoffmann (2011) dentre outros. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário a duas professoras, sendo uma do 6º Ano e outra do 9º ano, e por fim, ocorreu a análise dos questionários. Como resultados, foi possível constatar que a avaliação somativa é a mais adotada, geralmente organizada em testes e provas, assim como, evidenciou-se que a forma de avaliação não contempla as particularidades dos discentes. Conclui-se que a avaliação contínua e processual alinhada ao que propõe a perspectiva da avaliação mediadora pode ser uma alternativa, pois, seguindo esse direcionamento, contribui para que a aprendizagem aconteça com base no diálogo e reflexões entre professor e aluno. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2381 |
Appears in Collections: | ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AvaliaçãoDaAprendizagemDeLíngua.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.