Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2382
Título: Ensino de língua portuguesa na escola quilombola: trajetórias, possibilidades e desafios na Comunidade Saracura, município de Santarém-Pa
metadata.dc.creator: SOUSA, Maria Natalice Santos de
Palavras-chave: Língua portuguesa - Ensino;Educação Quilombola;Saracura (Comunidade);Quilombo Saracura
Data do documento: 24-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Maria Natalice Santos de. Ensino de língua portuguesa na escola quilombola: trajetórias, possibilidades e desafios na Comunidade Saracura, município de Santarém-PA. Orientador: Luiz Fernando de França. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2382
Abstract: Teaching the Portuguese language in a quilombola context is essential for local appreciation and memory, and in this sense, the research aims to analyze the practices, activities, trajectories and voices of teachers who work in teaching the Portuguese language in the quilombola community of Saracura, located in the municipality of Santarém-Pa. The methodology involved field research, application of a questionnaire of questions related to the life and school trajectories of the two Portuguese language teachers from Escola Nossa Senhora do Livramento in the Saracura quilombo, participants in the research. Subsequently, the interview was recorded and transcribed for the work, in addition, the work was also constructed through bibliographic research. This research revealed that the partnership between school and community has brought positive results in terms of valuing the history and memory of the quilombo, but that there is also difficulty on the part of teachers in including racial themes in classes because they do not have adequate training or access to supporting teaching materials. These results show that it is possible to build anti-racist education in the quilombola school, seeking to introduce the community's local and cultural knowledge in the construction of pedagogical practices in teaching the Portuguese language. Finally, it was concluded that the teaching of the Portuguese language focused on ethnic and racial teaching in the quilombola school will form citizens who are aware and proud of their origins, in addition to the fact that the history of the quilombo itself will always remain alive, thus promoting development for the community.
Resumo: O ensino de língua portuguesa em contexto quilombola é primordial para a valorização e memória local, e neste viés, a pesquisa tem por objetivo analisar as práticas, as atividades, as trajetórias e as vozes das professoras que atuam no ensino de língua portuguesa na comunidade quilombola de Saracura, localizada no município de Santarém-Pa. A metodologia envolveu pesquisa de campo, aplicação de questionário de perguntas relacionados às trajetórias de vida e escolar das duas professoras de língua portuguesa da Escola Nossa Senhora do Livramento do quilombo Saracura, participantes da pesquisa. Posteriormente, foi feita gravação da entrevista e realizada a transcrição para o trabalho, além disso, o trabalho também foi construído através de pesquisa bibliográfica. Esta pesquisa revelou que a parceria entre escola e comunidade tem trazido resultados positivos quanto a valorização da história e a memória do quilombo, mas que também há dificuldade por parte dos docentes de inserir a temática racial nas aulas por não terem formação adequada, tampouco acesso a materiais pedagógicos de apoio. Esses resultados evidenciam que é possível construir uma educação antirracista na escola quilombola, buscando introduzir os saberes locais e culturais da comunidade na construção de práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa. Por fim, concluiu-se que o ensino de língua portuguesa voltado para o ensino étnico racial na escola quilombola formará cidadãos conscientes e orgulhosos de suas origens, além da própria história do quilombo continuar sempre viva, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento para a comunidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2382
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoDeLínguaPortuguesa.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.