Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/239
Título: Trajetórias Educacionais e Inclusão Social: relatos de ex-jogadores de futebol profissional de Santarém
metadata.dc.creator: CUNHA, Igor Montiel Martins
Palavras-chave: Trajetória educacional;Futebol;Inclusão social
Data do documento: 19-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CUNHA, Igor Montiel Martins. Trajetórias educacionais e inclusão social: relatos de ex-jogadores de futebol profissional de Santarém. Orientador: Hergos Ritor Froes de Couto. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/239. Acesso em:.
Abstract: Even after more than a century of insertion in Brazilian territory, football remains one of the main elements of national culture. This fact contributed to the fact that this sport academically analyzed, mainly in its technical and administrative aspects. However, over the last few decades there has been growing interest in research centers around the often-oppressive social relations that unfold within the sport. One of the recurring themes in this type of approach is the relationship between professional training and school education, which in the case of the footballer, occur simultaneously, resulting in the need for young sportsmen and women to reconcile the routine between school and club. Understanding that the relationship between formal education and soccer education is still conflicting in Brazil, due to diverse cultural, structural and legislative issues, it is important to deepen the debate about the importance of informal education in the conditions of ex-players' existence. Thus, this research had as object of study the relationship between educational trajectories and the social inclusion of soccer players in the post-career sports phase. To that end, biographical interviews were conducted with 5 former professional players, using the methodological device called sociological portrait (LAHIRE, 2004). In the analysis, it was verified that the current social inclusion of the participants of the research is closely linked to socializations and daily practices, characteristics of informal education. Other exalted points, such as the Market view of school institutions and the disciplinary elements of formal education in theinterviewees' discourse. Thus, the initial hypothesis that advocated the importance of informal education for the social inclusion of former soccer players was adequate for most of the cases demonstrated, although it is advisable to deepen this debate, as well as to carry out new research with questions that emerged from the study results.
Resumo: Mesmo após mais de um século da inserção no território brasileiro, o futebol permanece como um dos principais elementos da cultura nacional. Tal fato contribuiu para que esse esporte fosse bastante analisado academicamente, principalmente em seus aspectos técnicos e administrativos. No entanto, ao longo das últimas décadas tem crescido o interesse dos centros de pesquisa em torno das relações sociais, muitas vezes opressivas, que se desenrolam no interior desse esporte. Um dos temas recorrentes nesse tipo de abordagem é a relação entre formação profissional e formação escolar, que, no caso do futebolista, ocorrem simultaneamente, acarretando a necessidade dos jovens esportistas de conciliar a rotina entre escola e o clube. Compreendendo que a relação entre a educação formal e a formação futebolística é conflitante no Brasil, por diversas questões culturais, estruturais e legislativas, é importante aprofundar o debate sobre a importância da educação informal nas condições de existência dos ex-jogadores. Assim, esta pesquisa teve como objeto de estudo a relação entre as trajetórias educacionais e a inclusão social de ex-jogadores de futebol na fase da pós-carreira esportiva. Para tal, foram realizadas entrevistas biográficas com cinco ex-jogadores profissionais, a partir do dispositivo metodológico denominado retrato sociológico (LAHIRE, 2004). Foi constatado que a atual inclusão social dos participantes da pesquisa está bastante vinculada às socializações e às práticas cotidianas, características da educação informal. Outros pontos foram exaltados, como a visão mercadológica das instituições escolares e os elementos disciplinadores da educação formal no discurso dos entrevistados. Assim, foi confirmada que a hipótese inicial que preconizava a importância da educação informal para a inclusão social dos ex-jogadores de futebol, se mostrou adequada à maioria dos casos demonstrados, embora seja recomendável tanto aprofundar esse debate, quanto realizar novas pesquisas com as questões que surgiram a partir dos resultados do estudo.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/239
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TrajetóriasEducacionaisInclusão.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons