Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2405
Título: Roteiro de acolhimento afrocentrado na afroteca Willivane Mello, Santarém – Pará: origem, sentido e variação
metadata.dc.creator: MOURA, Emela Andria de Sousa
Palavras-chave: Roteiro de acolhimento;Educação antirracista;Afroteca Willivane Melo;Lei 10639/03
Data do documento: 24-Mai-2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOURA, Emela Andria de Sousa. Roteiro de acolhimento afrocentrado na afroteca Willivane Mello, Santarém – Pará: origem, sentido e variação. Orientador: Luiz Fernando de França. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2405
Abstract: This work is based on the analysis of the construction process of the first Afro-centered Welcome Route at Afroteca Willivane Mello, located in Santarém, Pará, as well as its variation to welcome the different audience that attends the place. It also aims to build an understanding of how the methodology for welcoming in the space was planned, since, as an innovative social technology, it was necessary to organize a format suitable suitable method for ethnic-racial education, based on research data from the Kiriku Project, which make up AFROLIQ's actions for ethnic-racial research and education in Basic Education. It was possible to identify that during the process, the script was organized collectively by the team that initially made up the project, thus being an educational construction of knowledge to combat racism from early childhood. It is possible to affirm that the Welcome Guide, its planning and application are key elements for the practice of an anti-racist and Afro-centered education, which meets the demands of Law 10639/03, the Curricular Guidelines for National Education and the Federal Constitution.
Resumo: Este trabalho tem como fundamento a análise do processo de construção do primeiro Roteiro de Acolhimento afrocentrado na Afroteca Willivane Mello, localizada em Santarém, Pará, bem como a sua variação para atender os diversos públicos que frequentam o local. Visa também construir uma compreensão de como foi planejada a metodologia para o atendimento no espaço, visto que, como tecnologia social inovadora, foi necessário organizar um formato adequado as práticas para educação étnico-racial, baseado em dados da pesquisa do Projeto Kiriku, que compõem as ações do AFROLIQ para pesquisa e educação étnico-racial na Educação Básica. Foi possível identificar que no decorrer processo, a organização do roteiro de forma coletiva pela equipe que inicialmente compunha o projeto, sendo assim uma construção educativa do saber para o combate ao racismo desde a primeira infância. É possível afirmar que o Roteiro de Acolhimento, o planejamento e a aplicação do mesmo são elementos chaves para a prática de uma educação antirracista e afrocentrada, que atende as demandas da Lei 10639/03, das Diretrizes Curriculares da Educação Nacional e da Constituição Federal.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2405
Aparece nas coleções:ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RoteiroDeAcolhimentoAfrocentrado.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.