Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2407
Título : A iniciação da formação do leitor através dos contos de fada
metadata.dc.creator: DEZINCOURT, Lilian Silva Lopes
Palabras clave : Literatura infantil;Desenvolvimento;Criatividade;Criança;Conto de Fada
Fecha de publicación : 24-may-2024
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : DEZINCOURT, Lilian Silva Lopes. A iniciação da formação do leitor através dos contos de fada. Orientadora: Terezinha de Jesus Dias Pacheco. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2407
Resumen : This paper addresses children's literature, focusing solely on fairy tales as a means of teaching reading to middle school adolescents. Additionally, it highlights the role of children's texts in schools as important allies in the formation of critical citizens. The main objective was to conduct the reading of fairy tales in the 9th grade at Padre Manoel Albuquerque State School. To achieve this, we read authors such as Fanny Abramovich, Nelly Coelho, Bruno Bettelheim, and Ana Gonçalves. Children's literature plays a crucial role in reflecting the child's original perception of reality, offering opportunities to experience the imaginary and fostering an original view of reality. When children read, they gain knowledge of both the real and the unreal. For children, reading is a source of pleasure, a stimulus for creativity, an enrichment of experiences, and a motivation for learning. Children's literature can be used as a playful resource, developing pleasurable behavior in both children and adolescents. Through it, youngsters learn by playing, learn to respect rules, and have fun, whether through imitation, socialization, interaction, or overcoming challenges. The overall goal of the research is to recover the importance that popular and fairy tales have on adolescents, significantly aiding in the formation of creative and dynamic readers. The specific objectives include working on the emotions conveyed by the stories, having children identify with the values found in the characters of the stories. The methodology proposed using a fairy tale to spark students' pleasure in reading, providing attractive means to tell stories through dramatization, and encouraging a love for reading. The technical procedures used were bibliographic research.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a Literatura infantil enfatizando apenas o conto de fadas como forma de ensino da leitura para adolescentes do Ensino Fundamental. Além disso, mostrar nos textos infantis a escola como importante aliada para a formação de cidadãos críticos. O objetivo principal foi realizar a leitura de contos de fadas no 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Municipal de Ensino Fundamental Padre Manoel Albuquerque. Para isso, lemos autores como: Fanny Abromovich, Nelly Coelho, Bruno Bettelheim e Ana Gonçalves. A literatura Infantil tem o papel importantíssimo na vida original da realidade da criança, pois oferece oportunidades de viver o imaginário e favorece a visão original da realidade da criança. A meninada quando lê adquire um conhecimento do real e também do que não é real. Para a criança, ler é fonte de prazer, estímulo à criatividade, enriquecimento de experiências e motivação de aprendizagem. A literatura Infantil pode ser usada como recurso lúdico desenvolvendo tanto na criança como nos adolescentes um comportamento prazeroso. Nela a garotada aprende brincando, aprende a respeitar regras, se diverte, seja através da limitação, da socialização, interação, interação ou dificuldades a ser vencido o objetivo geral da pesquisa. Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre os adolescentes ajuda muito na formação de leitores criativos, dinâmicos. Os objetivos específicos: trabalhar as emoções que as histórias transmitem; onde as crianças sejam as personagens e levá-las a identificar-se com os valores encontrados nos personagens das histórias na metodologia foi proposto um conto de Fada, visando despertar o prazer dos alunos pela leitura, proporcionar meios atrativos para contar histórias através de e dramatização, incentivando o gosto pela leitura. Os procedimentos técnicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2407
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_AIniciaçãoDaFormaçãoDoLeitor.pdf259,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.